Por Vanessa Ribeiro
“Me senti acolhida desde o momento que cheguei até quando saí. O meu parto foi o momento mais lindo da minha vida”. O depoimento é de Ana Cecília Sousa. A funcionária pública, de 32 anos, deu entrada no Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá em trabalho de parto no dia 30 de maio. A pequena Ariella nasceu de parto normal e, assim como a mãe, recebeu todos os cuidados necessários dos profissionais da unidade
O Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá completa três anos de funcionamento na terça-feira (27) e contabilizou mais de 350 mil atendimentos, entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. Entregue pelo Governo do Estado em 2020 para atender pessoas diagnosticadas com Covid-19, com o passar dos anos ampliou os atendimentos e hoje é referência para 17 municípios da região do Alto Turi. A unidade de saúde conta com uma ala obstétrica em urgência e emergência para gestantes de baixo risco e risco habitual, com dois leitos de observação, quatro de pré-parto e três leitos na sala de parto.
O equipamento de saúde, da Secretária de Estado da Saúde (SES) e gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), dispõe ainda de 64 leitos de internação, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 13 de clínica médica, 18 de alojamento conjunto, 17 de clínica cirúrgica e seis leitos pediátricos. Além de duas salas de centro cirúrgico, para cirurgias gerais e obstétricas (cesarianas, apenas quando indicadas). Oferta ainda exames laboratoriais e de imagem, como tomografia computadorizada, raio-x e ultrassonografia.
“A importância aqui do hospital se reflete nos números. Já foram realizados quase quatro mil partos, diversas cirurgias eletivas, dando vazão a demanda que antes era reprimida. São inúmeras vidas salvas, milhares de novas vidas nasceram aqui e nosso principal objetivo é continuar ofertando um serviço de excelência a toda a população da região”, ressaltou a diretora administrativa, Larissa Holanda.
O pecuarista Wellington Barbosa, é só elogios ao hospital que salvou a sua vida e de sua esposa. “O atendimento do hospital é excelente, com muita qualidade. Minha esposa e eu tivemos nossas vidas salvas nesse hospital, quando precisamos fazer uma cirurgia de emergência. Quero agradecer e parabenizar cada um dos profissionais que não medem esforços para cuidar de todos os pacientes com muita dedicação”, enalteceu.
Para celebrar o aniversário da unidade, foram realizadas várias atividades socioeducativas e culturais com tema junino, envolvendo pacientes e colaboradores.
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira