6 de julho de 2020

Centenária de 106 anos recebe alta de UPA recém inaugurada em Paço do Lumiar

Texto: Daucyana Castro

Fotos: Divulgação

06/07/2020

“Não tenho palavras para agradecer aos profissionais de saúde que cuidaram de minha mãe, pelo atendimento e o cuidado que tiveram com ela. Foram meus olhos e minhas mãos nesse momento. Só tenho a agradecer”. O relato emocionado é de Dulcimar Ferreira, filha da centenária Luiza Ferreira Alves, que, aos 106 anos de idade, venceu a batalha contra o coronavírus e recebeu alta hospitalar na manhã desta segunda-feira (6), da Upa de Paço do Lumiar.

Moradora do bairro Maiobão, Luiza Ferreira Alves deu entrada na UPA no dia 29 de junho, com rebaixamento de nível de consciência, hipoativa, dores nas costas e cansaço. A notícia do diagnóstico deixou os familiares em choque.

Grupo de risco da doença, pela idade e por conta da hipertensão, a idosa, mãe de nove filhos, segundo a família, sempre teve boa saúde, reagiu bem ao tratamento e agora está curada. Ativa apesar da idade, logo ao ter alta dona Luiza demonstrou seu primeiro desejo. “Quero andar e tomar café”, disse Luiza Alves.

A alta foi um momento de muita emoção para familiares e colaboradores da unidade. “Os médicos e as ‘meninas de branco’ foram muito bons comigo”, declarou a idosa. Aos 106 anos, dona Luiza renasceu. Já em casa, para comemorar a vitória, a idosa foi recepcionada pelos vizinhos e familiares, com palmas e foguetes.

“A UPA de Paço do Lumiar fortalece o Sistema Único de Saúde, à medida que amplia o acesso a tratamentos de saúde para a população. A unidade integra a rede de combate à covid-19 e foi mais um passo para vencermos a pandemia”, analisou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.

A UPA de Paço do Lumiar integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Foi inaugurada no último dia 23 de junho. UPA tipo III, possui capacidade de atendimento médio de até 350 pacientes por dia e oferece atendimentos clínicos, ambulatoriais, exames de Raio-X, além de contar com 28 leitos entre clínicos, UTI e observação infantil.

Daucyana Castro