17 de setembro de 2024

Centro de Hemodiálise completa 5 anos com mais de 24 mil sessões realizadas em 2024

O Centro de Hemodiálise São Luís celebrou nesta terça-feira (17) 5 anos de funcionamento. O equipamento de saúde integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Música logo na entrada para recepcionar pacientes e acompanhantes. Para comemorar a data, uma programação festiva ocorreu no turno matutino. O Secretário Estadual de Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou a programação, destacou o serviço e a expansão do serviço no Estado.

“2.334 pacientes renais crônicos que serão atendidos até o final de 2024 na rede pública estadual de saúde. É um momento especial para falar da expansão deste serviço, desde o início da gestão do governador Carlos Brandão o número de pacientes renais crônicos atendidos no estado aumentou significativamente. Para além da capital São Luís, os serviços já são oferecidos nas cidades de Bacabal, Caxias, Açailândia e Balsas. Vem aí quatro novos centros de hemodiálise Grajaú, Barra do Corda e Colinas. A expansão é parte de um esforço maior do Governo do Estado para descentralização do serviço no estado permitindo mais comodidade aos pacientes”, frisou Tiago Fernandes.

Ainda na programação desta terça (17), uma missa ainda foi celebrada no pátio interno do Centro de Hemodiálise São Luís. Uma tenda e cadeiras foram colocadas para abrigar as pessoas que acompanharam a celebração. A missa contou com a presença dos colaboradores da unidade de saúde administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), pacientes e acompanhantes. Ao final da celebração o padre abençoou todos os presentes e a unidade de saúde. Houve também o corte do bolo em comemoração a meia década de existência do Centro de Hemodiálise São Luís.

“Hoje é um dia de muita gratidão, é motivo de muita satisfação poder atender esse público, que além dos serviços de saúde precisam de amor e carinho. E que esses anos se multipliquem por muitos e muitos anos procurando sempre evoluir e levando cada vez mais uma saúde de qualidade as pessoas”, enalteceu a Diretora Administrativa do Centro de Hemodiálise São Luís, Silvana Baluz.

A hemodiálise é o procedimento por meio do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim comprometido não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos.

“Os pacientes ambulatoriais que buscam o nosso atendimento são aqueles com diabetes, hipertensão, a questão do sistema renal crônico está mais ligado a essas doenças. Após o atendimento nas unidades de saúde, são encaminhados ao centro de hemodiálise, que é referência no estado, caso haja essa necessidade”, disse a supervisora administrativa do Centro de Hemodiálise São Luís, Darliane Ferreira.

Em 2023 foram realizadas 22.381 sessões de hemodiálise. Já neste ano de 2024, de janeiro a agosto, foram mais de 24 mil sessões de diálise, cerca de 120 sessões por dia.

O professor Canajé Oliveira Rocha, faz tratamento há 4 anos na unidade de saúde e elogiou a assistência. “Antes de precisar eu não imaginava que existia um centro de tratamento como esse. A equipe é muito atenciosa, todos se preocupam com a gente”, pontuou o professor.

Há nove meses o Antônio que é de Matinha vem a São Luís quatro vezes por semana para fazer o tratamento.

“Se eu não tivesse essa oportunidade provavelmente não estaria mais aqui. Essa máquina faz a função que o homem rim não consegue mais fazer. Esse centro é essencial na vida de muitas pessoas, aqui é uma referência e que possa expandir cada vez mais”, ressaltou o produtor de peixe, Antonio Pedro Brito Neto.

O Centro de Hemodiálise de São Luís conta atualmente com uma estrutura de 47 máquinas, 43 em uso e 4 de reserva e 258 pacientes são assistidos. Além da capital maranhense, os serviços também são ofertados em municípios no interior do estado, como no Hospital Regional de Chapadinha, com 22 cadeiras, atendendo 124 pacientes e o Hospital Regional de Carutapera com 4 poltronas e 12 pacientes realizando sessões de diálise.

O Centro de Hemodiálise de São Luís funciona de segunda à sábado em três turnos, de 6h30 às 19h.