Por Vanessa Ribeiro
Com cisto sinovial, um tumor benigno localizado no punho, a funcionária pública Josidelza Gomes, de 42 anos, aguardava há mais de cinco anos para realizar o procedimento cirúrgico. Josidelma e mais de 13 pacientes, na faixa etária entre dois meses até 50 anos de idade, com diagnósticos de cistos sinoviais, síndrome do túnel do carpo e polidactilia, foram atendidas pelo Programa Cuidar de Todos, uma iniciativa do governador Carlos Brandão para promover mais avanços na saúde da população. Nesta quarta-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou o primeiro mutirão de cirurgias de mão e pé, no Hospital Regional de Barreirinhas.
A ação teve como objetivo reduzir o tempo de espera por esses procedimentos que são considerados eletivos. No mutirão, Josidelza Gomes realizou a cirurgia por conta do tumor benigno localizado no punho. “Essa é uma doença muito difícil, pois causa dor, inflamação, dificulta os movimentos dos dedos e até do braço. Eu achei muito válida essa iniciativa, que vai ajudar a devolver qualidade de vida para gente. Há tempos eu quero fazer essa cirurgia e hoje graças a Deus deu certo”, destacou.
Heitor Santos Sousa, de apenas dois meses, nasceu com polidactilia nas mãos e pés, uma deformidade congênita bastante comum caracterizada pela presença de seis dedos ou mais nas mãos e pés. Sua mãe, Elizangela Santos, não perdeu a oportunidade e já trouxe o filho para retirar os dedos extras das mãos e na próxima oportunidade ele fará a cirurgia dos pés. “Os médicos me orientaram a retirar logo esses dedinhos a mais, pois seria melhor para ele. Graças ao mutirão meu filho vai crescer sem as limitações que essa doença causa. Estou muito feliz”, disse.
O médico ortopedista especialista em cirurgia de mão, Jairo Moura, explica como essas condições interferem na vida das pessoas. “Os pacientes com essas patologias costumam sentir bastante desconforto, como dor, dormência e limitação social. Os que operamos hoje já aguardavam há bastante tempo por essas cirurgias. Com certeza vai ajudar muito a melhorar a função desses membros”, destacou.
A diretora administrativa Hospital Regional de Barreirinhas, Socorro Itapary, ressalta que além de ajudar a acelerar a realização de cirurgias eletivas, o mutirão visa devolver qualidade de vida e autoestima dos pacientes. “Esse mutirão é muito importante pois beneficia pessoas de toda a nossa região de saúde que estavam aguardando há bastante tempo. Este é apenas o primeiro de outros que ainda iremos realizar, promovendo melhor qualidade de vida para a população”, ressaltou.
Carlos Wallace Nascimento, diretor da unidade de saúde, comenta que o tempo de espera para esses tipos de cirurgias pode levar meses e até anos e que a ação reafirma a eficiência e resolutividade do Sistema Único de Saúde (SUS).”Esse mutirão vai equacionar parte das nossas demandas, dando mais resolutividade e ajudando a diminuir o tempo de espera. Estamos muito felizes e agradecidos pelo apoio do governo, da SES e da Emserh”, afirmou.
O Hospital Regional de Barreirinhas oferece atendimentos nas áreas de clínica e cirurgia geral, neurocirurgia, ortopedia, pediatria e obstetrícia, além de exames laboratoriais e também eletrocardiograma, raio-X, tomografia computadorizada e ultrassonografia. A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), está localizada na Avenida 1, n° 15, loteamento Parque das Dunas e é referência para pacientes da cidade e do entorno.
Fotos: Francildo Falcão e Ricardo Zacheu
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira