17 de maio de 2024

EMSERH participa de cerimônia do prêmio Inova GP 2024 da Escola de Governo do Maranhão

A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) realizou nesta sexta-feira (17), a 1ª edição do Prêmio de Inovação na Gestão Pública. O evento que contou com a presença do governador do Estado, Carlos Brandão, reuniu representantes de mais de vinte órgãos da administração pública que tiveram trabalhos inscritos para a premiação.

Segundo a EGMA, ao todo foram 67 servidores inscritos, entre proponentes e coautores, que submeteram 31 trabalhos, oriundos das cidades de São José de Ribamar, Imperatriz e São Luís. Entre eles integrantes da EMSERH, Caema, Corpo de Bombeiros, ESPMA, Funac, Iema, Imesc, Iprev, Iterma, Mapa, PMMA, Seap, Secom, Segep, Segov, Sema, SES, STC, Uema e Uemasul.

“Esse prêmio é uma forma de motivar os nossos servidores. Qualquer reconhecimento pelo trabalho é importante, que seja um troféu, um certificado, tudo é importante, tudo é válido. Agora o mais importante é a motivação que esse prêmio está oportunizando aos nossos servidores. Quero agradecer as lideranças, pela luz, pelo brilho, por entusiasmarem os servidores para cada dia avançarmos cada vez mais na gestão”, pontuou o governador Carlos Brandão.

De acordo com a diretora da Escola de Governo, a iniciativa do governador Carlos Brandão em criar por meio de decreto o Prêmio de Inovação na Gestão Pública serviu para valorizar talentos, as boas práticas já existentes e as boas iniciativas que podem ser implementadas.

“São bons projetos que os servidores podem sinalizar para o governador como forma de contribuir para sua governança. É na verdade um reconhecimento de um talento que já existe, sem o agente público não há política pública, é efetivamente quem entrega política pública são os servidores. De forma que o governador Carlos Brandão fazendo esse reconhecimento, ele faz brilhar a luz existente em cada um dos servidores, em cada uma das servidoras”, exaltou a Diretora da Egma, Leuzinete Pereira.

Além do reconhecimento aos servidores, o Prêmio Inova GP  distribuiu R$ 12 mil reais entre os três primeiros trabalhos em duas categorias: práticas inovadoras de sucesso e projetos de iniciativas inovadoras implementáveis.

HOMENAGEM

Ainda durante o Prêmio Inova GP 2024, os participantes foram homenageados com menções honrosas, prova do reconhecimento e valorização a todos os trabalhos que tem feito a diferença na gestão pública do estado.

Entre os homenageados, por exemplo, o projeto da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), ‘Modernização da gestão de uma empresa pública do estado do Maranhão por meio de um modelo inovador de governa corporativa’, projeto esse idealizado pelo Diretor de Planejamento e Governança da EMSERH, Paulo Ronchi e o colaborador Leandro Marques da Silva.

“Evento importantíssimo em vários sentidos, pelo incentivo à inovação e novas práticas de aperfeiçoamento para uma gestão pública de qualidade. A Escola de Governo está de parabéns. O governador Carlos Brandão também por aprimorar e estimular cada vez mais os servidores do Estado do Maranhão. É esse trabalho que fazemos dia a dia também na EMSERH e a prova disso é o reconhecimento positivo por parte da população”, reforçou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

O projeto idealizado pela EMSERH já está em prática. “Um projeto que já foi colocado em prática e que tem colhido bons resultados para a empresa, os servidores e para o nosso público alvo que são as pessoas que procuram as unidades de saúde do estado que tem visto e obtido um atendimento de qualidade”, frisou Paulo Ronchi.

PRÊMIO INOVA GP 2024

Alinhado com o PPA 2024-2027, com Plano Maranhão 2050 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o governador Carlos Brandão instituiu o Prêmio Inova GP em maio de 2023, por meio do decreto número 38.266.

Além do Prêmio Inova GP 2024, ainda na oportunidade, o governador Carlos Brandão assinou o Projeto de Lei que deve transformar a Escola de Governo do Maranhão em Fundação. O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa.

“Transformamos a Escola de Governo em uma escola ainda mais forte. Apostamos no municipalismo, capacitando servidores nas cidades, isso é garantia de economia ao município e desenvolvimento, pois estamos apostando em profissionais que vivem no local. Não há limite para qualificação, precisamos dar oportunidade a todo momento para os servidores, para o povo maranhense e o nosso governo investe fortemente em geração de emprego e renda. A partir da parceria com outras entidades seguiremos avançando”, ressaltou Carlos Brandão.