28 de maio de 2024

Governo celebra 105 anos do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Estado do Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemorou 105 anos do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Estado do Maranhão (IOC/Lacen-MA). Fundado em 19 de maio de 1919, o Instituto iniciou suas atividades como um centro de pesquisa e atuou na produção de vacinas.

O evento reuniu, nesta segunda-feira (27), profissionais da Rede Estadual de Saúde, na sede do IOC/Lacen-MA. “Este é um ano especialmente importante para o IOC/Lacen, pois após tantas conquistas, temos um novo grande desafio em norte, que é a consolidação de nossa instituição como instância de vigilância laboratorial, uma vez que além de referência em análises, somos fomentadores de informações à criação, prestação e ajuste de políticas públicas em saúde”, disse o diretor geral do IOC/Lacen, Lídio Gonçalves Neto.

A programação contou com a apresentação de um vídeo sobre os 105 anos de atividades e a palestra com a psicóloga Kátia Tanaka, abordando técnicas de bem-estar no trabalho. Além disso, profissionais foram homenageados durante a solenidade.

“O Lacen é parte fundamental da minha vida, são quase cinco décadas de atuação nesta casa. Aqui cresci profissionalmente e também pude ver o crescimento da instituição. Acompanhar e participar disso tudo é uma grande satisfação. Desejo mais um centenário de conquistas!”, comemorou a chefe do setor de Endemias e referência no estudo de vetores de arboviroses no Maranhão, Orzinete Rodrigues Soares.

O Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Estado do Maranhão (IOC/Lacen-MA) integra a Rede Estadual de Saúde e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Memória

Fundado em 19 de maio de 1919, o Instituto Oswaldo Cruz iniciou suas atividades como um centro de pesquisa e atuou na produção de vacinas. Em 1923, o instituto foi responsável pela identificação de casos de febre tifóide e da peste bubônica no estado.

No ano de 1928, o instituto prestou importantes serviços que atestavam a qualidade do recém-inaugurado serviço de abastecimento de água da capital. A partir de 1938, suas atividades eram voltadas a pesquisas experimentais e industriais relacionadas ao diagnóstico de doenças transmissíveis e análise de gêneros alimentícios. Nos anos 1990, o Brasil enfrentou uma nova pandemia de cólera, e o instituto atuou na implantação do método de diagnóstico e acompanhamento dos casos no Maranhão. Nesta mesma época, foi integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2004, passou a funcionar como laboratório Central de Saúde Pública no Maranhão, vinculado ao Ministério da Saúde. Neste momento, o IOC/Lacen deixou de realizar exames de atenção primária e passa a se reestruturar para ser o laboratório de média e alta complexidade de interesse em saúde pública, promovendo o controle de qualidade analítica da rede estadual e capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios.

A atual sede do IOC/Lacen foi inaugurada em setembro de 2014, e funciona no piso superior da Policlínica Diamante. Em 2020, o mundo viveu o início da pandemia do Covid-19, período esse que o instituto contribuiu ativamente no monitoramento dos casos, descoberta de novas variantes, auxiliando nas medidas de prevenção e imunização realizadas pela secretaria de estado da saúde. Já o IOC/Lacen Macrosul foi inaugurado em outubro de 2022, fortalecendo a descentralização dos serviços.