Por Samir Aranha
O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) realizou, nesta quarta-feira (07), a solenidade de encerramento do “Curso de Operador de Suporte Médico – COPMED 2024. O evento aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís (MA).
O evento contou com a participação do governador Carlos Brandão, dos secretários estaduais de saúde, Tiago Fernandes; segurança pública, Maurício Martins e da Casa Civil, Sebastião Madeira, do diretor-clínico da EMSERH, Ricardo Martins, além de outras autoridades.
Foram capacitados cinquenta profissionais da Central Estadual de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado (SES) e do Centro Tático Aéreo, do Comando Geral da Polícia Militar, sendo 22 médicos e 28 profissionais de enfermagem.
O curso, com duração de 60 horas, teve módulos teóricos e aulas práticas, fortalecendo e capacitando equipes que realizam transporte aéreo de pacientes em situações emergenciais.
O governador Carlos Brandão destacou a importância da capacitação. “Eu fiz questão de estar presente nesta formatura dos aeromédicos, para divulgar à população a existência e a relevância destes profissionais na missão de salvar vidas. Valorizar este grupo, os capacitando, traz frutos objetivos à saúde, principalmente a pacientes que diariamente são salvos por estas equipes.
O “Curso de Operador de Suporte Médico – COPMED 2024″ foi desenvolvido de acordo com a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Ministério da Saúde. A capacitação abordou temas, como: segurança operacional, principais patologias e alterações fisiológicas, protocolo de transporte do paciente crítico, visita técnica em aeronave de transporte aeromédico, prática do protocolo de transporte aeromédico adulto e discussão de casos clínicos.
“Liderados pelo governador Carlos Brandão, abraçamos este compromisso de cuidar dos maranhenses, e isso passa por cuidar, capacitar e cuidar de quem cuida. Comemoramos atualmente mais de 250 procedimentos por helicóptero, são ao menos 250 vidas já salvas por estas equipes de suporte aéreo. Por isto todo o nosso reconhecimento e valorização”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Os protocolos para o desenvolvimento desse tipo de assistência são coordenados pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado (SES) e executado em parceria com Centro Tático Aéreo, do Comando Geral da Polícia Militar.
Segundo o diretor-clínico da EMSERH, Ricardo Martins, “É uma grande satisfação à EMSERH poder dar suporte à realização deste curso, existente a partir de um convênio firmado entre a SES, SSP e EMSERH. É uma forma de valorizar nossos profissionais, que dá reflexos imediatos à melhor prestação de serviços aos maranhenses”, comentou.
Para a médica Estefane Lobo, uma das participantes certificadas durante o evento, o momento representa a valorização dos profissionais de transporte médico aéreo. “Foi um processo desafiador, mas necessário a nosso desenvolvimento profissional. É gratificante, ao mesmo tempo que um orgulho, saber que estamos preparados para situações adversas em trânsito aéreo, dando mais segurança aos pacientes e à equipe da qual fazemos parte”, disse.
Daucyana Castro