O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu profissionais de saúde e pacientes e seus familiares para celebrar, nesta quinta-feira (17), os 87 anos do Hospital Aquiles Lisboa, em São Luís. Além das comemorações, a rede estadual de saúde promoveu atendimento de consultas com mastologistas, exames de ultrassonografia, exames preventivos e agendamento de mamografias, em alusão à campanha Outubro Rosa, além da assistência odontológica no Sorrir Móvel.
A diretora geral do Hospital Aquiles Lisboa, Cacilda Almeida Carvalho Braga, destacou que o objetivo da ação foi fortalecer ainda mais o acesso à saúde de qualidade para a comunidade. “Em alusão ao Outubro Rosa, que traz como tema campanha ‘Se Liga! Prevenção é o ano todo’, realizamos essas ações como um presente para a comunidade”, disse.
A aposentada Clenilde Martins Assunção, de 60 anos, foi uma das beneficiadas e ressaltou a importância dos cuidados. “Eu fazia meus exames anualmente, mas parei durante a pandemia. Agora estou voltando porque sei da importância de cuidar do corpo e da saúde”, pontuou Clenilde.
A auxiliar de serviços gerais Ivonete Costa, de 50 anos, também fez questão de aproveitar a oportunidade para realizar seus exames. “Eu sei o quanto é importante se prevenir. Já perdi familiares para o câncer e vejo muitas pessoas passando pelo mesmo problema. Por isso, faço meus exames constantemente e acho essa ação muito importante para alertar outras mulheres”, alertou Ivonete.
A diretora administrativa, Helenice dos Anjos, reforçou a facilidade de acesso aos serviços prestados, especialmente à comunidade da região Itaqui-Bacanga. “Decidimos realizar esses atendimentos sem a necessidade de agendamento prévio para facilitar o acesso da população aos serviços de mastologia, ultrassom e exames preventivos”, explicou Helenice.
Em 2024, o Hospital Aquiles Lisboa contabilizou 31.288 consultas multiprofissionais, 27.915 consultas médicas e 2.906 cirurgias. Foram realizados 180.562 exames laboratoriais e de imagem, como raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma. No mesmo período, a unidade registrou 12.366 procedimentos de fisioterapia, 1.495 atendimentos em podologia, 135 calçados produzidos na oficina, além de 3142 atendimentos pelo Programa de Controle da Hanseníase, 89 atendimentos em neurocirurgias (neorólise), 49 consultas com neurocirurgião (neorólise), entre outros.
A Hospital Aquiles Lisboa realiza cirurgias eletivas, consultas médicas especializadas, além de ser unidade de referência na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no atendimento a pacientes com hanseníase no Maranhão.
Eduardo Ericeira