Foi no ritmo do São João que foi aberta a Campanha do Junho Vermelho neste ano de 2024. Teve bandeirinha, bolo, barraca do beijo, e claro, muita música para embalar as pessoas que aproveitaram o dia para ir ao Hemomar doar sangue.
“O Junho Vermelho é um mês em que vamos realizar diversas ações de captação de doadores e de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Por determinação do governador Carlos Brandão essa campanha se estende para todo o Maranhão, todos os hemonúcleos realizando esse trabalho. Doar sangue é um ato de amor e cada bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Devemos falar sobre a importância da doação de sangue para a medicina moderna, os programas de cirurgia, transplantes, oncologia e para politraumatizados. Vamos espalhar essa informação, praticar esse ato de amor e participar efetivamente da campanha”, pontuou o Secretário Estadual de Saúde, Tiago Fernandes.
A campanha Junho Vermelho foi lançada no Hemomar, no bairro da Jordoa, na capital São Luís na manhã desta segunda-feira (10). Durante todo o mês diversas ações serão realizadas em todas as regiões do estado. Os hemonúcleos de todo o Maranhão estão inseridos na campanha.
“Além de incentivar os doares a vir doar, já fazemos o trabalho de captação desses doadores. É um período de homenagens também aos doadores recorrentes. Esse mês temos também o Dia mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. Todos os anos estamos aqui para reforçar a importância da doação em qualquer momento, porque precisamos seguir abastecendo os hospitais de todo o Maranhão e ajudando a salvar vidas”, reforçou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.
Os doadores neste lançamento da campanha foram recepcionados pela banda do Exército. O 24º Batalhão de Infantaria Leve levou alegria e animação com um repertório diversificado, claro, sem esquecer, as músicas típicas do período. Em clima de São João na recepção do Hemomar houve a apresentação do coral HemoSom, que também recebeu os doares em clima de muita festa.
“Por meio da campanha conseguimos reforçar a captação de sangue nesse período. O São João é um momento de muita felicidade e alegria, porém devemos entender que infelizmente há uma tendência durante os períodos festivos de aumentar a taxa de acidentes e reduzir as doações no Hemomar, por conta de noites mal dormidas, uso de bebida alcóolica e outros fatores. Por isso a campanha reforça a importância do doador seguir realizando esse ato de amor”, enfatizou o diretor clínico do Hemomar, Ademar Moraes.
“É um gesto de amor e proximidade das pessoas, tem sempre alguém precisando de sangue, então é importante que todos nós possamos fazer a nossa parte”, disse o funcionário público Deusdedith Soares Evangelista Filho.
O farmacêutico Pedro Duarte é doador há um bom tempo e reforçou a necessidade de doar sangue. “O momento das festividades traz junto a possibilidade de aumento de acidentes de trânsito e de necessidade de sangue por esse ou outros motivos. Então é uma campanha muito válida, é necessário de fato essa propaganda, essa divulgação da campanha, para que haja essa iniciativa por parte da população, seja a doação direcionada, seja a doação voluntária”, frisou.
CRITÉRIOS
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, menores de 18 anos, precisa da autorização de pais e responsáveis para doação, o doador deve pesar no mínimo 50kg e estar descansado, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Daucyana Castro