16 de setembro de 2024

Governo do Estado recebe comitiva do BNDES no Hospital da Ilha

O Governo do Estado recebeu a comitiva de técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Maranhão. Representantes das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Infraestrutura (SINFRA) acompanharam a visita na rede estadual de saúde. 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhado do secretário adjunto de Gestão Setorial da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA), José Ribeiro e equipes técnicas das instituições receberam, quarta-feira (11), a comitiva do BNDES no Hospital da Ilha, em São Luís. 

O titular da SES destacou o compromisso do governo estadual em entregar uma unidade hospitalar moderna e eficiente, que beneficia milhares de pacientes. “Apresentar aos representantes do BNDES o que já foi realizado é uma demonstração clara do cumprimento do acordo firmado com o banco, além de garantir total transparência em todas as etapas do processo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O financiamento do BNDES, no valor de R$ 132 milhões, viabilizou a construção de parte do projeto do hospital, executado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (SINFRA). A visita incluiu a Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) e as obras do subsolo, onde estão sendo instalados os setores administrativos, refeitório com cozinha, lavanderia entre outros. 

Cerca de 98% do acordo realizado com o BNDES já foi executado na unidade, como explica o secretário adjunto de Gestão Setorial da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SINFRA), José Ribeiro. “O que foi objeto de contrato com o banco já está praticamente pronto, cerca de 98%, como eles puderam acompanhar. Embora o contrato com o BNDES tenha sido finalizado em dezembro de 2022, o Estado do Maranhão vem concluindo o projeto com recursos próprios, totalizando um valor estimado em R$ 240 milhões”, explicou.

O Hospital da Ilha é um dos empreendimentos apoiados pelo programa Viva Maranhão, realizado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante a visita, o gerente da Área de Desenvolvimento Social do BNDES, André Luiz Teixeira dos Santos, destacou que o objetivo da visita é acompanhar a execução dos investimentos realizados, verificar a plena funcionalidade das instalações, analisar o impacto positivo na saúde estadual, assim como verificar a execução do orçamento e discutir novos investimentos.

A acompanharam a visita a secretaria adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão; a secretária adjunta de Acompanhamento das Ações Governamentais Prioritárias da Secretaria Geral da Governadoria (SEG), Fabiana Terra; a diretora geral do Hospital da Ilha, Carol Hortegal, a diretora administrativa, Letícia Maria Sousa e o diretor-clínico, Dimitrius Garbis da unidade; os técnicos do BNDES, Norma Christina de Medeiros, Sergio Carvalho e Tomas Rudge. Além do Hospital da Ilha, os representantes do BNDES outras obras pactuadas pela gestão estadual.

Hospital da Ilha
O Hospital da Ilha, em 2024, realizou 21.361 atendimentos, sendo 3.988 cirurgias, 3.751 internações, 13.543 atendimentos ambulatoriais. No período, foram internados 79 pacientes assistidos na Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ).

Daucyana Castro