O Governo do Estado recebeu a comitiva de técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Maranhão. Representantes das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Infraestrutura (SINFRA) acompanharam a visita na rede estadual de saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhado do secretário adjunto de Gestão Setorial da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA), José Ribeiro e equipes técnicas das instituições receberam, quarta-feira (11), a comitiva do BNDES no Hospital da Ilha, em São Luís.
O titular da SES destacou o compromisso do governo estadual em entregar uma unidade hospitalar moderna e eficiente, que beneficia milhares de pacientes. “Apresentar aos representantes do BNDES o que já foi realizado é uma demonstração clara do cumprimento do acordo firmado com o banco, além de garantir total transparência em todas as etapas do processo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O financiamento do BNDES, no valor de R$ 132 milhões, viabilizou a construção de parte do projeto do hospital, executado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (SINFRA). A visita incluiu a Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) e as obras do subsolo, onde estão sendo instalados os setores administrativos, refeitório com cozinha, lavanderia entre outros.
Cerca de 98% do acordo realizado com o BNDES já foi executado na unidade, como explica o secretário adjunto de Gestão Setorial da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SINFRA), José Ribeiro. “O que foi objeto de contrato com o banco já está praticamente pronto, cerca de 98%, como eles puderam acompanhar. Embora o contrato com o BNDES tenha sido finalizado em dezembro de 2022, o Estado do Maranhão vem concluindo o projeto com recursos próprios, totalizando um valor estimado em R$ 240 milhões”, explicou.
O Hospital da Ilha é um dos empreendimentos apoiados pelo programa Viva Maranhão, realizado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante a visita, o gerente da Área de Desenvolvimento Social do BNDES, André Luiz Teixeira dos Santos, destacou que o objetivo da visita é acompanhar a execução dos investimentos realizados, verificar a plena funcionalidade das instalações, analisar o impacto positivo na saúde estadual, assim como verificar a execução do orçamento e discutir novos investimentos.
A acompanharam a visita a secretaria adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão; a secretária adjunta de Acompanhamento das Ações Governamentais Prioritárias da Secretaria Geral da Governadoria (SEG), Fabiana Terra; a diretora geral do Hospital da Ilha, Carol Hortegal, a diretora administrativa, Letícia Maria Sousa e o diretor-clínico, Dimitrius Garbis da unidade; os técnicos do BNDES, Norma Christina de Medeiros, Sergio Carvalho e Tomas Rudge. Além do Hospital da Ilha, os representantes do BNDES outras obras pactuadas pela gestão estadual.
Hospital da Ilha
O Hospital da Ilha, em 2024, realizou 21.361 atendimentos, sendo 3.988 cirurgias, 3.751 internações, 13.543 atendimentos ambulatoriais. No período, foram internados 79 pacientes assistidos na Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ).