15 de maio de 2024

Governo promove 1º Congresso Cuidar de Todos e reúne prefeitos, gestores, trabalhadores e profissionais da saúde

FONTE: SES/MA

O Governo do Estado promove o 1º Congresso Cuidar de Todos, sob a temática “Municipalismo Forte da Gestão do SUS”. Com o encontro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) proporciona o debate com prefeitos, gestores, trabalhadores e profissionais da saúde sobre os indicadores do Programa Cuidar de Todos, regionalização da saúde, planejamento e financiamento na gestão do SUS, entre outros temas, distribuídos em 14 painéis, até esta sexta-feira (17), no Hotel Blue Tree, em São Luís (MA). 

O secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que esteve nesta quarta-feira (15) na abertura do congresso representando o governador Carlos Brandão, reforçou que a intenção da gestão estadual é ampliar o debate sobre a saúde pública no estado e apresentar os resultados obtidos com a implantação do Programa Cuidar de Todos no Maranhão. “O Programa Cuidar de Todos contribui para o fortalecimento do SUS enquanto maior programa de Saúde Pública Maranhão. Diante disso, o congresso é uma oportunidade para ampliarmos o nosso conhecimento sobre as mais diversas áreas desse tema”, destacou. 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, explicou importância do 1º Congresso Cuidar de Todos. “É salutar que o congresso reitere a necessidade de priorizarmos a integração entre gestão estadual e municipal. Nestes três dias de evento, nosso objetivo é conversar para encontrar ações assertivas, com planejamento inteligente. Um governo presente não se faz sozinho, mas com diálogo, pois saúde não é ausência de doença, é qualidade de vida”, disse o gestor estadual da saúde. 

Plano de Oncologia

Durante a cerimônia, a gestão estadual lançou o Plano Estadual de Oncologia do Maranhão, aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com a presença da Bernarda Bastos dos Santos, de 63 anos, recuperada de um câncer de mama e assistida no Hospital de Câncer do Maranhão, e da Maria Letícia de Oliveira, de 8 anos, que está em tratamento contra Leucemia no Hospital do Câncer Aldenora Bello, também em São Luís. 

“O Plano visa realizar atenção integral à saúde das pessoas com doenças crônicas, com foco tanto na assistência oncológica, a partir da atenção primária e da alta complexidade, por meio de ações e promoções e tratamento visando fomentar a mudança no modelo assistencial atual. Com isso, iremos não só ampliar as estratégias e promoção à saúde da população, mas também garantir a descentralização do serviço para as três macrorregiões do estado”, comentou a secretária adjunta de Atenção em Saúde da SES, Katia Trovão. 

Durante o evento, houve apresentação dos povos indígenas da etnia Guajajara, do Território Indígena Araribóia, em Amarante do Maranhão.

Equipes de Atenção Básica Prisional

O Governo do Estado anunciou também a expansão das ações da SES, em parceria com o Ministério da Saúde, no âmbito da saúde no sistema prisional. São oito equipes de Atenção Básica Prisional (eABP). 

“Me sinto muito feliz, principalmente por fazer parte do fortalecimento do SUS no âmbito da saúde do Sistema Prisional com essa nova parceria que estamos fazendo com a Secretaria de Saúde. Esses quase 20 profissionais serão agregados às nossas equipes e sem dúvidas farão toda a diferença”, disse o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade. O objetivo é garantir o acesso integral no SUS às pessoas privadas de liberdade no sistema prisional, com atuação multiprofissional nas unidades prisionais. As equipes são formadas por profissional farmacêutico, enfermeiro, dentista, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e médico.

Homenagem

Ainda na abertura do congresso, foi feita homenagem ao Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA) pelos seus 105 anos de contribuição do equipamento para a saúde ambulatorial do estado. Na ocasião, o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Marcello Duailibe, entregaram a placa de homenagem em reconhecimento ao trabalho prestado pelo IOC/Lacen-MA ao diretor geral do órgão, Lídio Gonçalves e para a funcionária há 43 anos do laboratório, Orzinete Rodrigues Soares. Em 2024, o laboratório foi habilitado para o diagnóstico molecular da raiva no Maranhão.

“Nos últimos anos, foram realizadas diversas ações positivas, a exemplo da implementação de novos métodos, descentralização do laboratório para a Macrorregião Sul, por exemplo. Logo, a proximidade com os municípios no entendimento único de que existe uma rede única, é extremamente importante que a gente consiga ter uma resposta mais rápida, com celeridade das ações e coordenação conjunta”, destacou o diretor geral do IOC/Lacen-MA, Lídio Gonçalves.

Congresso

Para o prefeito do município de Afonso Cunha, Arquimedes Bacelar, o Cuidar de Todos é um grande feito do governo. “É um programa que o governador acerta no momento que promove a integração entre o município e o estado, fortalecendo a troca de conhecimento entre município e Estado. O governador Carlos Brandão acertou com esse diálogo e assim continuaremos avançando pelo Maranhão”. 

A solenidade de abertura contou, ainda, com a presença secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade; do presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe; do deputado estadual Ricardo Arruda; do superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto; da presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Thais Mesquita; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Controle de Endemias do Estado do Maranhão (Sintracema), Jordel Lima, e do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (DSEI-MA), Lucio Guajajara.

Também estiveram no evento a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves, os secretários adjuntos da SES, Kátia Trovão, Deborah Campos, Nauana Fabiano, Hugo Ferro, Roosevelt Mello, a diretora administrativa Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA), Ana Lúcia Nunes, e ainda os deputados estaduais João Batista Segundo e Carlos Lula.

Daucyana Castro