O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi marcado por uma programação especial no Centro Especializado de Reabilitação do Olho D’Água e no Shopping da Criança, unidades da rede estadual de saúde administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), especializadas no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com atividades voltadas para o lazer das crianças e acolhimento das famílias, as unidades promoveram momentos de diversão e apoio aos pacientes e seus acompanhantes, com a oportunidade de integração entre colaboradores.
No Centro Especializado de Reabilitação (CER) do Olho D’Água, onde são atendidas crianças até 12 anos diagnosticadas com TEA, a comemoração contou com uma programação repleta de atividades lúdicas. Brincadeiras na piscina, futsabão, jogos e distribuição lanches proporcionaram um dia inesquecível para as crianças e seus familiares.
A diretora geral do CER Olho D’Água, Yalem Pires, destacou a importância desse momento para os pacientes e seus familiares. “Aqui nós não apenas oferecemos atendimento especializado, mas também buscamos proporcionar qualidade de vida e momentos de felicidade para essas crianças. Nesta data tão especial, reforçamos a importância do acolhimento e da integração das pessoas no espectro autista na sociedade”, afirmou.
Thays Mayara Martins, mãe do pequeno Luís Martins, de 3 anos, que recebe atendimento no CER Olho D’Água desde o início do ano, celebrou a oportunidade de ver o filho desfrutando de um dia de lazer. “Foi muito emocionante ver meu filho se divertindo. Esses momentos de inclusão fazem toda a diferença, pois muitas vezes é difícil encontrar fora daqui lugares preparados para receber crianças autistas. Só tenho a agradecer por essa iniciativa”, disse.
No Shopping da Criança, que atende crianças de 2 a 12 anos, também teve uma programação diversificada, com oficina recreativa, palestras para os pais, gincana com as crianças, além de um belo lanche para celebrar a data. “O Shopping da Criança vem trazendo as pautas do que a criança tem direito, como a mãe pode identificar junto as terapias, junto aos médicos, se a criança é autista. Também alertamos sobre os direitos da família, da relação dos profissionais com a criança autista”, ressaltou Luciana Maira, gestora do Shopping da Criança.
No Centro TEA 12+ na sexta-feira (4), a unidade celebrará seus dois anos de funcionamento em uma grande comemoração. Para a próxima semana, estão previstas novas ações de acolhimento aos pais e responsáveis, incluindo sessões de estética e corte de cabelo, reforçando o compromisso com o bem-estar de todos que fazem parte da comunidade que está no espectro.
Eduardo Ericeira