Por Vanessa Ribeiro
Durante toda a semana, os idosos do Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), de Imperatriz, participarão de uma ampla programação na unidade.
O Centro, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), atende 534 idosos e oferece atendimento em 13 especialidades, como cardiologia, psiquiatria, geriatria entre outros, com também atendimentos multiprofissionais como nutricionista, psicólogos e educadores físicos.
Até sexta-feira (6), os idosos terão momentos de beleza e bem-estar, com corte de cabelo, limpeza de pele, massagem, sessão de cinema e atendimentos jurídicos. Na programação também consta ação social em uma creche comunitária, onde entregarão brinquedos confeccionados por eles próprios, durante as oficinas de artesanato; gincana e, para finalizar, um baile com direito a muito forró.
“Nós desenvolvemos uma semana de atividades em comemoração ao dia da pessoa idosa, com uma programação que engloba o social para que eles possam interagir e fortalecer os vínculos entre eles e os colaboradores da unidade”, destacou a diretora administrativa do Creaispi, Anny Kaline Oliveira.
A diretora geral da unidade, Isalene Rodrigues, ressaltou que o equipamento devolveu autoestima e alegria a muitos idosos que são beneficiados pelo Centro. “O Centro tem uma importante missão, de prestar assistência social, promover a saúde da pessoa idosa, tendo como linhas de cuidado a prevenção, diagnóstico, tratamento e atendimentos que necessitam de abordagem multidisciplinar”, frisou.
O aposentado Antônio Esmênio, que participa das atividades do Creaispi há cinco meses, contou que tem doença de Parkinson e por isso era totalmente dependente da esposa para tudo, até para coisas simples como caminhar.
Agora ele afirmou que sua vida mudou muito e para melhor. “Quando eu soube que tinha um Centro de apoio do Estado vim logo atrás e desde o início fui bem recebido por toda equipe. Depois que comecei as fisioterapias, a terapia com a fonoaudióloga, terapia com a psicopedagoga minha vida melhorou. Hoje ando sozinho, venho para o Centro sozinho, faço tarefas que antes não conseguia fazer”, disse satisfeito.
O Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (II Creaispi), de Imperatriz, é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
No último domingo (1°), o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741 de 2003), que se destina a regular os direitos e garantias assegurados às pessoas idosas, completou 20 anos de aprovação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,7% dos brasileiros são idosos, o que corresponde a 31,2 milhões de pessoas. As estimativas apontam que em 2030, haverá mais idosos do que crianças e adolescentes de zero a quatorze anos no país.