Em São Luís, os gerentes, coordenadores, encarregados, supervisores e enfermeiros do Núcleo de Educação Permanente (NEP) das policlínicas Vinhais, Diamante, Vila Luizão, Cidade Operária, Cohatrac e Coroadinho participaram do treinamento “Gestão e mapeamento de processos”, fortalecendo os atendimentos realizados na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Organizado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), por meio das diretorias de Planejamento e Clínica, o treinamento foi realizado nesta quarta-feira (18). A gerente de Qualidade da Emserh, Joenvilly Azevedo, destacou o objetivo da ação dentro do planejamento estratégico.
“Desenvolver lideranças que aperfeiçoem a capacidade de fazer o mapeamento de processos, identificar as atividades que são realizadas dentro das unidades, utilizando ferramentas já comprovadas, aprovadas e utilizadas mundialmente para otimizar processos. Temos um claro objetivo de alcançar a satisfação do usuário que é um dos indicadores estratégicos da Emserh”, explicou.
A gestão de processos refere-se à prática de identificar, desenhar, executar, monitorar e otimizar processos dentro de uma organização para alcançar objetivo de negócios de forma mais eficiente e eficaz. Em resumo, é uma abordagem sistêmica para gerenciar e melhorar os processos organizacionais, com identificação, modelagem, análise, reestruturação, implementação, monitoramento e controle.
“Com essas informações, os colaboradores terão uma visão de ponta a ponta, conseguir identificar todo o processo existente dentro da unidade, as pessoas envolvidas, que são os profissionais que impactam diretamente no atendimento ao usuário, para termos uma melhoria não só no atendimento clínico das pessoas que procuram os nossos serviços, mas na percepção desses atendimentos que são ofertados”, pontuou a assessora da diretoria de Planejamento, Governança e Inovação da Emserh, Jaciara Botelho.
O treinamento foi concedido, neste primeiro momento, aos colaboradores que atuam nas policlínicas do Vinhais, Diamante, Vila Luizão, Cidade Operária, Cohatrac e Coroadinho. “Já fazemos esse trabalho de melhoria dentro da unidade de saúde e esses treinamentos só vem a somar nesse processo”, ressaltou a coordenadora de ambulatório da Policlínica Vinhais, Cynthia Barroso.
A supervisora de enfermagem da Policlínica Vila Luizão, Letícia Sousa Pereira, elogiou a iniciativa. “A partir deste momento estaremos ainda mais capacitados para conseguimos repassar a todo grupo de colaboradores desde a marcação de consulta, o agente de portaria, o pessoal do almoxarifado, a importância de estar inserido neste processo. Demonstramos a importância que todos têm dentro do processo para impactar de forma positiva a experiência do usuário na unidade de saúde”, reforçou.
Na oportunidade foi apresentado o projeto Prata da Casa, formulado e desenvolvido pela Gestão de Pessoas com a intenção de mapear e identificar os talentos dentro da própria Emserh. O projeto piloto vem sendo trabalhado desde 2023 e o lançamento aconteceu recentemente em um evento que contou com a participação do presidente da Emserh, Marcello Duailibe.
“Além de valorizar o colaborador, trazer essa contribuição enquanto conhecimento, para formação de docentes e que esse conhecimento possa ser propagado. São pessoas que estão alinhadas aos processos da Emserh, da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde que cumprem as premissas e conhecem a realidade dos trâmites e processos de toda rede de unidades que a Emserh gerencia”, enfatizou a superintendente de Integração do Trabalho e Educação na Saúde da Emserh, Izabella Paes.
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira