Fonte: SES
As crianças que realizam acompanhamento no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) agora contam com um espaço especial com brinquedos, livros e cores lúdicas. O Espaço Hemokids é, no mês das crianças, um presente da equipe médica da unidade aos pequenos maranhenses. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve nesta quarta-feira (18) no Hemomar e aproveitou para conhecer o espaço.
“O que tem sido feito aqui no Hemomar demonstra que é possível fazer com que as pessoas se sintam bem acolhidas no SUS. A existência do Hemokids é algo de extremo valor, tanto para as crianças quanto para os seus pais e acompanhantes, porque torna o tempo de permanência na unidade mais divertido e lúdico”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O Espaço Hemokids fica localizado no setor de ambulatórios do Hemomar, próximo à recepção e perto do monitoramento dos pais, acompanhantes e funcionários do Hemomar. Catiane dos Santos, de 19 anos, é mãe da Dianna Ketlin, de dois anos. Ela conta que a filha faz tratamento contra anemia falciforme e que o Espaço Hemokids é certeza de alegria para a criança. “É mais tranquilidade e conforto, porque é algo que proporciona distração”, avaliou.
Enquanto aguardava o seu atendimento, Alice, de 1 ano, filha da Mara Silva, de 35 anos, se distraiu com os brinquedos do Espaço Hemokids. Na unidade, Alice recebe tratamento por conta do quadro de plaquetas baixas e anemia. “Desde quando chegamos, ela praticamente esqueceu que eu existo. Só quer brincar com tudo que tem ali, assim como com as outras crianças, além de ser também uma segurança para nós, os pais”.
Para o gerente geral de Gestão e Saúde da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Leonardo Lima, o Espaço Hemokids também garante segurança aos pais. “Nós almejamos proporcionar um acolhimento pensado para as crianças. Enquanto aguardam o atendimento, seja ambulatorial, de hemoterapia ou hemofilia, elas podem se entreter, pois além do bom suporte em saúde, também terão o direito de brincar”, destacou.
Atendimento ambulatorial
Referência na coleta de doações de sangue no Maranhão, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gerenciado pela EMSERH, também oferece tratamento a pacientes com transtornos hematológicos não-oncológicos. Para ter acesso ao atendimento ambulatorial na unidade, é necessário ter um encaminhamento para o hematologista.