Por Samir Aranha
Em alusão ao aniversário de um ano de atividades da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital da Ilha, e dando largada à campanha Junho Laranja de Combate e prevenção à queimaduras, foi realizado, nesta terça-feira (18), evento de comemoração e avaliação das atividades, envolvendo corpo técnico, colaboradores e comunidade em geral. Maior equipamento de saúde pública do estado, o Hospital da Ilha faz parte da rede estadual de saúde e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
A programação do evento contou com palestras, relatos de experiência e apresentação de casos exitosos na unidade. Durante a cerimônia de abertura, a diretora-geral do Hospital da Ilha, Ana Carolina Hortegal, destacou a importância da UTQ no contexto da saúde pública do estado. “Hoje é um momento de grande comemoração e felicidade por todos que compõem esta equipe, construíram e constroem o sonho de pode realizar atendimento público de excelência a vítimas de queimaduras graves no estado do Maranhão. Podemos afirmar diante de tantos desafios, que pudemos salvar vidas dos quase 150 atendidos pela UTQ neste ano de implantação”, afirmou.
O presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, seccional Maranhão, Dr Antônio Moreira, também parabenizou a UTQ. “Só quem vive e veste a camisa da causa dos queimados sabe a importância do atendimento realizado hoje neste hospital. É uma trajetória longa e de muitas lutas para hoje ter um espaço de atendimento especializado e com excelência. Meus parabéns a toda a equipe e aos pacientes que tiveram suas vidas salvas”, destacou.
Em seu primeiro ano, a UTQ atendeu a 149 pacientes, sendo 104 adultos e 45 crianças. A maioria destes provenientes do interior do estado e vítimas de queimaduras térmicas. Casos como a da jovem Maria Clara da Silva Meireles, 17 anos.
Após um acidente automobilístico que resultou na explosão do veículo em que trafegava, ela foi acolhida no Hospital da Ilha, onde obteve todo o atendimento necessário para restabelecer sua saúde. “Eu não estaria viva sem o atendimento recebido aqui na UTQ do Hospital da Ilha. Foi uma internação longa, um processo doloroso, mas muito necessário. Todos daqui me acolheram com o devido cuidado e carinho necessários. Sou eternamente grata”, comentou Maria Clara.
Junho Laranja
A campanha Junho Laranja é uma iniciativa que busca combater e prevenir acidentes com queimaduras. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas preventivas, como o uso de fogos de artifício com segurança e a atenção ao manusear objetos quentes. Entendendo que a prevenção é fundamental para evitar lesões graves e preservar a qualidade de vida das pessoas.
Nesse ano, o mote da campanha é “Queimaduras na minha casa não”. Segundo a coordenadora da UTQ, Silvia Pinheiro, o tema é relacionado à estatística de que mais da metade das ocorrências de queimaduras graves ocorre em ambiente doméstico. “Além do nosso foco no tratamento de vítimas de queimaduras, fomentamos campanhas de prevenção. No período junino, a nossa tradição de fogos de artifício, bem como de fogueiras e utilização de fogões de lenha se constitui em um risco evitável para ocorrência de acidentes, muitas vezes fatais”, explicou.
Unidade de Tratamento de Queimados
Entregue pelo governador Carlos Brandão em maio de 2023. A UTQ fica localizada no segundo andar do Hospital da Ilha. Sua estrutura dispõe de 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 2 de isolamento e estabilização. O serviço é responsável por fazer o atendimento com apoio dos leitos de UTI Adulto e Pediátrico do hospital.
A unidade funciona como retaguarda para pacientes oriundos dos serviços de urgência e emergência de todo o Maranhão, através da Central de Regulação de Leitos, conforme o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Fazendo parte do fluxo assistencial da UTQ, existem equipamentos como sala de Balneoterapia, para realização de banhos em grandes queimados e sala de cinesioterapia para reabilitação de funções motoras do corpo.
Todo o atendimento é realizado a partir de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, estomaterapeutas, cirurgiões plásticos, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.
Fotos: Francildo Falcão
Daucyana Castro