Por Vanessa Ribeiro
Membros da Comissão de Ética de Enfermagem de quatro unidades de saúde da região metropolitana de São Luís tomaram posse, quinta-feira (28), na sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MA).
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Cidade Operária e Paço do Lumiar são gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Além da posse, os novos conselheiros participaram de um treinamento sobre o papel da Comissão de Ética. Na UPA Paço do Lumiar, a comissão é composta por cinco profissionais e na UPA Cidade Operária, por seis. Todos enfermeiros e técnicos de enfermagem.
As Comissões de Ética, como ressalta a coordenadora de assistência à saúde da EMSERH, Lívia Aroucha, visam o bom funcionamento das unidades e significam um olhar do Coren-MA dentro de cada uma delas, dando apoio para conduzir as questões éticas, trabalhistas, que envolvam o serviço da equipe de enfermagem. “É de extrema importância ter uma comissão formada dentro da unidade, uma vez que os profissionais de enfermagem formam a maioria do corpo de profissionais de um equipamento de saúde. Voltar a discussão da ética profissional para dentro da unidade é muito significativo, e a gente espera que isso tenha um impacto na qualidade da assistência para os nossos clientes”, frisou.
Ainda de acordo com a coordenadora de assistência à saúde, a EMSERH em parceria com o Coren-MA, realizará uma reunião em formato híbrido, no dia 30 de outubro, para orientar as outras unidades gerenciadas pela empresa a implantarem essas comissões. A ideia do encontro é explicar a resolução das comissões de ética da enfermagem e explanar as possíveis dúvidas em relação ao processo.
O presidente do Coren-MA, José Carlos Júnior, efetuou a homologação das Comissões e explicou o papel da Comissão de Ética nas unidades. “A atividade finalística da Comissão é educar, conciliar, orientar e vigiar o exercício ético e disciplinar dos profissionais da enfermagem. Por isso é feito todo esse trabalho educativo e fiscalizatório, para que possamos fazer um bom trabalho para os profissionais e, acima de tudo, para os usuários das unidades”, disse.
As comissões de Ética de Enfermagem são normatizadas pela Resolução Confen N° 593/2018. O mandato dos novos conselheiros, que é uma função voluntária e sem remuneração, terá duração de 36 meses. Tarcilla Jardim é enfermeira e tomou posse como presidente da Comissão de Ética da UPA Paço do Lumiar e destacou a importância dessa ação. “O comitê de ética dará apoio à nossa unidade para conduzir os casos de processos éticos de forma humanizada e nós, membros do comitê, daremos nosso melhor para desempenhar muito bem mais esta função”, afirmou.
Fotos: Francildo Falcão
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira