Assistido há nove meses no Centro TEA 12+, Emerson Carlos Santos, de 13 anos, conquistou mais qualidade de vida, independência e integração social, após o início do acompanhamento multiprofissional no serviço da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Atualmente, mais de 270 pacientes fazem acompanhamento na unidade.
Em abril deste ano, o Centro TEA 12+ comemorou um ano de atendimento. Para Suzete Santos, mãe do Emerson Carlos Santos, o atendimento contribui para o desenvolvimento do filho.
“Hoje ele já fica perto de outras crianças, coisa que antes era impensável, porque antes disso, o desenvolvimento dele era todo só. Nenhuma pessoa podia encostar. Agora, ele melhorou bastante. Na área social, da autonomia, por exemplo, ele se veste e come sozinho e deixa outras pessoas encostarem. O Centro TEA 12+ foi uma grande esperança para mim e para meu filho”, contou.
Inaugurado em abril de 2023, o Centro TEA 12+ oferta serviços em neurologia, educação física, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social, fisioterapia, musicoterapia e arteterapia. No último sábado (27), foi comemorado um ano de funcionamento do serviço em evento realizado pelo Governo do Estado no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), com programação alusiva ao Mês de Conscientização do Autismo.
“O Centro TEA 12+ representa o compromisso do governador Carlos Brandão, mas, sobretudo, a concretização da cidadania de todas as pessoas com autismo. É preciso compreender, conhecer e respeitar. Sabemos que muitos caminhos ainda estão para serem percorridos, e é caminhando com a sociedade civil que o Governo do Maranhão irá alcançar e concretizar ainda mais esses direitos da cidadania das pessoas com autismo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Jôse Nogueira Abreu, de 42 anos, mãe dos gêmeos Filipe Gabriel e Luiz Otávio, de 14 anos, destacou o atendimento na unidade. “Em sete meses de acompanhamento, posso dizer que o que mais obteve melhora foi a questão de interpretação deles, seja na leitura, como também no raciocínio. O Centro TEA é uma benção de Deus para a vida de qualquer um. E queria que tivesse mais. Mais benção dessa na nossa vida”, compartilhou.
Quem também externou o sentimento de alegria foi o casal Maria Zélia Galvão e Edson Silva Galvão. O filho deles, Isaac Martins Galvão, de 13 anos, recebe acompanhamento no TEA 12+ há quatro meses. “A unidade é ótima, acolhedora. Foi muito rápido o atendimento. A comunicação é precisa, o horário é respeitado. Eu gostei demais mesmo”, afirmou Maria Zélia.
O acesso aos serviços é realizado com encaminhamento, após atendimento prévio em unidades de saúde das redes estadual e municipal. Depois da triagem, o paciente é recepcionado no TEA 12+.
A unidade atende três perfis: pessoas que encerraram ciclo de tratamento em alguma unidade de tratamento infantil da Rede SES; diagnosticados com TEA de 12 anos ou mais, que precisam iniciar o acompanhamento na rede estadual; pessoas de 12 anos ou mais com suspeita de TEA e que precisam definir diagnóstico para iniciar o acompanhamento.
“O Centro era um serviço muito esperado pela população. O equipamento é o que essas pessoas precisavam; um local com atendimento direcionado, planejado e plenamente criado para ajudar em questões como a socialização, preparação para o mercado de trabalho, da adolescência e diagnóstico tardio”, explicou a diretora geral do Centro TEA 12+, Izabella Paes.
O Centro TEA 12+ funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
Fonte: SES
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira