A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), realizou, até esta quinta-feira (21), uma grande ação externa de coleta de sangue, no Centro Pedagógico Paulo Freire, em São Luís.
“Essa parceria entre Hemomar e Ufma é de suma importância para que possamos abastecer o nosso banco de sangue e atender ainda mais unidades hospitalares que precisam realizar cirurgias programadas ou de urgência e emergência, além de pacientes oncológicos que têm a necessidade dos hemocomponentes. A descentralização dessa ação também foi fundamental”, ressaltou a coordenadora do Setor de Captação do Hemomar, Misleny Silva.
Além da doação de sangue, houve o cadastro de doadores para doação de medula óssea. Somente no Campus da UFMA, nos três dias de ação, foram realizadas 183 doações de sangue e 169 cadastros de medula óssea.
“Em muitos casos, inclusive é o meu, o discente não tem tempo de ir ao lugar da doação. Próximo, é muito mais simples e poupa tempo. Já havia doado uma vez no ano passado e resolvi doar novamente. Sei que sempre tem alguém precisando de sangue e estou fazendo a minha parte”, reforçou o estudante do 4º período do Curso de Ciências da Computação, Iaze Guilherme Soares Carneiro Santos.
A estudante do curso de 3º período do curso de Medicina, Ana Beatriz Figueiredo Portilho dos Santos, também aproveitou a oportunidade da estrutura montada pelo Hemomar no Campus da Ufma para realizar a doação de sangue.
“Essa iniciativa é muito boa, porque facilita muito para os alunos, principalmente pela logística. Muita gente não tem como se locomover ao Hemomar, e, também, pela rotina do curso fica bastante corrido. Então, aqui na Ufma fica melhor”, pontuou a jovem de 21 anos.
A ação aconteceu no Campus da UFMA em São Luís e ainda no interior do Maranhão, nos Campi de Pinheiro, Codó, Imperatriz e Balsas.
Daucyana Castro