26 de agosto de 2024

Profissionais do Hospital Macrorregional de Coroatá são qualificados para promoção do aleitamento materno e do cuidado materno-infantil durante o parto

Por Daucyana Castro

A promoção do aleitamento materno é uma ação constante das equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nas unidades da rede estadual. No município maranhense de Coroatá, profissionais e pacientes participaram esta semana das ações alusivas à campanha Agosto Dourado, no Hospital Macrorregional Mamede Trovão, com palestra sobre a importância do aleitamento materno.

A médica Raissa de Leite Araújo, que trabalha há 12 anos como obstetra no hospital, ressalta a importância desse tipo de treinamento realizado, que foi realizado na última terça-feira, 20, na unidade. “Fico feliz de ver essas informações chegarem até aqui aos profissionais. Isso é superimportante porque conscientiza os profissionais e a população. As pessoas têm que ter livre acesso à informação até para saber escolher. Ajuda também na escolha da paciente”, informou. 

Maria Eleonice deu à luz a uma menina na unidade, a Helena. Ela elogiou a iniciativa da palestra referente ao Agosto Dourado, que, em 2024, traz tema “Juntos pelo aleitamento materno: fortalecendo redes de apoio às mães maranhenses”.

“Eu recebi essas orientações na unidade. Me ajudou muito. Isso é muito importante, o jeito que eles explicam para a gente como colocar a neném no peito”, disse.  

Na ocasião, também foi ministrado aos profissionais de saúde da unidade um treinamento sobre “Fisiologia do Parto e Partograma”, sob o comando da enfermeira e Especialista da Qualidade da Emserh, Izabela Araujo Silva. 

“O objetivo do nosso treinamento é reduzir cada vez mais o índice de cesarianas na unidade e passar informações para todos os profissionais de saúde sobre o processo de trabalho de parto, que é algo fisiológico, natural e normal de uma mulher. E com essa ferramenta do partograma é possível garantir uma boa assistência para essa mulher que será atendida na unidade”, frisou Izabela.  

Entre os assuntos abordados no treinamento estão o processo fisiológico do corpo relacionado ao parto normal; mudanças hormonais; transformações físicas e emocionais da mulher ao entrar em trabalho de parto e a importância do partograma nesse contexto.  

O Partograma é um instrumento de acompanhamento da evolução do trabalho de parto e das condições maternas e do bebê. É um gráfico que integra o prontuário da paciente com o objetivo de auxiliar na condução do trabalho de parto. Isso permite tomar as medidas e condutas apropriadas de modo mais eficiente e indicar cesariana quando for necessária.

O Hospital Macrorregional de Coroatá Mamede Trovão integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Daucyana Castro