Projetos como ‘Cuidar dos Olhos’ e a ‘Cirurgias, aqui a fila anda’ têm transformado a realidade da população maranhense. São milhares de pessoas beneficiadas em várias especialidades clínicas, entre elas a oftalmológica.
“São conquistas e vamos continuar avançando. Ainda tem muita gente para consultar, para receber óculos e fazer cirurgia. Aqui a fila anda, esse programa é exemplo para o país. A cada palavra de agradecimento que ouvimos é combustível para que sigamos trabalhando por toda população maranhense”, ressaltou o Governador do Maranhão, Carlos Brandão.
Desde que os programas foram laçados, já foram realizados mais de 130 mil atendimentos, mais de 100 mil óculos de grau foram entregues e mais de 25 mil cirurgias de catarata e pterígio realizadas por todo o Maranhão.
“A saúde precisa andar ao lado da democracia. Uma consulta e um óculos não são todos que têm a condição de pagar. Estamos cuidando das pessoas, estamos estendendo as mãos para as pessoas. Trabalhamos diariamente, trabalhamos para levar mais qualidade de vida, mais saúde às pessoas sem medir esforços”, pontuou o Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
“Sentimento de dever cumprido! Todas essas ações, são emocionantes, gratificantes. As pessoas que recebem são as protagonistas, estamos aqui para melhorar a vida das pessoas e temos feito isso, o Governo do Maranhão tem conseguido cumprir sua missão de melhorar a vida das pessoas, trabalhar pela saúde dos maranhenses. Sempre é com muito entusiasmo que fazemos esses mutirões por todo o Maranhão e os resultados vêm sendo alcançados”, reforçou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalres (EMSERH), Marcello Duailibe.
Somente na última ação realizada em São Luís na última sexta-feira (27), 1.500 óculos foram entregues. A pastora Irismar Raposo foi uma das milhares de beneficiadas.
“Eu me senti cuidada e amada, porque quem ama cuida. Muitas vezes as pessoas deixam de ser assistidas, então um momento como esse mostra que o Governo tem essa preocupação com a gente. Eu estava precisando e financeiramente eu me encontrava com dificuldades em adquirir óculos novo. Eu não conhecia o projeto, uma pessoa que foi beneficiada que me indicou e eu não acreditei que estavam dando óculos de graça. Resolvi ver se era verdade, consultei, vi que é verdade e aqui estou, recebendo meus óculos. É o cuidado do Governo do Estado para com todos nós”, destacou.
Milhares de pessoas beneficiadas em todo o Maranhão, como o João Miguel Silva Morais de oito anos, que há pouco tempo sentiu a necessidade de usar óculos, e o primeiro já foi um presente dado pelo Governo do Estado.
“Minha vista já estava embaçada, na escola tinha dificuldade na aula, em casa para assistir televisão, ficava com meu olho ardendo e coçava, agora vou poder enxergar melhor e parar de sentir dor”, disse o estudante.
“Foi uma boa para o meu neto, gostei muito e ele já estava precisando mesmo”, relatou o pintor Juarez Oliveira Carvalho, avô do João Miguel.
“Quando começou a sentir já coçava o olho e ficava vermelho. Até que surgiu essa oportunidade, fomos a consulta e agora ele recebeu os óculos, vai poder enxergar melhor, voltar assistir aula normalmente, graças a Deus”, reforçou a dona de casa, Osmarina Morais, avó do João Miguel.
Para as pessoas que são beneficiadas nos programas, as ações do Governo do Maranhão são importantes por vários motivos, entre eles para restabelecer a saúde dos maranhenses e contribuir pela questão financeira, já que muitas pessoas não têm condição de arcar com os custos de comprar os óculos, por exemplo. “Meus óculos já estão quebrados e a gente vai procurar em qualquer loja o preço é um absurdo, muita gente que não tem condição de pagar. Esse mutirão desde quando fui consultar no Hospital da Ilha, até agora no momento de receber, fui sempre muito bem atendido e tudo muito bem organizado”, enalteceu o aposentado João Batista Cabral Ribeiro.
Daucyana Castro