Por Samir Aranha
O Hospital Dr. Genésio Rêgo (HGR), unidade integrante da rede estadual de saúde e administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou, nesta sexta-feira (16), ação de incentivo e coleta de doações de sangue na instituição.
Intitulado de “projeto gota de amor”, o momento é uma realização do Núcleo de Serviço Social da instituição, contando com apoio Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), das Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e das Cidades do Maranhão (SECID), do Colégio Militar Tiradentes, do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), da Polícia Militar do Maranhão, entre outras autarquias e empresas sediadas no entorno do bairro da Vila Palmeira, onde é localizado o HGR.
Realizado pelo terceiro ano, o projeto ampliou seu escopo de atuação, recebendo em sua sede uma equipe de coleta externa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A diretora-geral do HGR, Elizabete Silva, explica que a intenção é alcançar mais de 250 bolsas coletadas. “O projeto começou pequeno, como ação interna de incentivo à doação pelos funcionários. Nossa ação deu tão certo que convidamos o Hemomar para estar aqui, recebendo com carinho nossos parceiros reunidos pela vontade de salvar vidas”, disse.
Segundo a coordenadora de Serviço Social do HRG, e idealizadora do projeto, Leandra Fernandes, o “Projeto Gota de amor” apresenta uma forma de aproximação do corpo técnico do hospital com os pacientes e com as populações dos bairros adjacentes. “O projeto nasceu de nossa vontade de contribuir para a manutenção dos estoques de sangue. A ideia cresceu e hoje envolve inclusive as comunidades do entorno. É satisfatório saber que a ação de cada um de nós pode representar vidas salvas”, disse.
A técnica de enfermagem Ana Lúcia dos Anjos, 33 anos, aproveitou a ação para doar sangue pela primeira vez. Colaboradora do HGR há cerca de um ano, ela conta que o convívio com os pacientes foi o motivador à doação. “Aqui convivemos muito com pacientes idosos, que sabemos muitas vezes precisar de doações para diversos procedimentos. Isso me alertou para a necessidade e me motivou a finalmente doar. A campanha está de parabéns!”, exclamou.
Klermeson Fajardo, 30, assistente administrativo no HRG, aproveitou para também realizar seu ato voluntário. Doador regular há 10 anos, ele se diz satisfeito com o crescimento da mobilização no hospital. “Faço minha doação regularmente a cada 3 meses. Quando comecei aqui no Genésio, sempre convidei outros colegas a participar. É gratificante ver hoje esta campanha grande e com tanta gente se dispondo a fazer o bem”.
Daucyana Castro