10 de maio de 2024

Quase duas mil pessoas beneficiadas com cirurgias oftalmológicas em municípios maranhenses neste último fim de semana

O fim de semana foi de muitas ações em saúde realizadas pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Desta vez, os trabalhos ocorreram nos municípios de Barra do Corda, Timon, Paulino Neves e Caxias.

“Seguimos avançando por determinação do governador Carlos Brandão e da Secretaria de Estado da Saúde para intensificarmos os mutirões de cirurgias para diminuir a fila de espera. Temos feito praticamente todos os fins de semana ações tanto na capital quanto no interior.  Todas as regiões do Estado estão sendo contempladas. Temos a convicção que já evoluímos bastante mas sabemos da nossa responsabilidade de seguirmos com o trabalho para alcançar cada vem mais maranhenses”, frisou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

No total, nos quatro municípios maranhenses, foram realizadas 1.844 cirurgias, sendo 989 de catarata e 855 de pterígio. Quem foi beneficiado com a realização dos procedimentos oftalmológicos ficou agradecido pela oportunidade.

“Eu enxergava muito mal e tenho certeza que após a cirurgia vou enxergar melhor, nem relógio eu usava mais porque eu não estava enxergando e eu vou ficar bom”, pontuou o senhor Milton Dias Brandão, de 59 anos de idade. O morador de Buriti Bravo, realizou uma cirurgia de Catarata.

“Eu estava quase ficando cego e saber que vou voltar a enxergar é muito importante pra mim, estava até deixando de viajar e agora poderei voltar normalmente”, relatou o morador de Caxias, Jose de Josias Pereira, de 64 anos de idade que também operou de catarata.

Nos dois dias de ação, em Barra do Corda, sábado (4) e domingo (5), foram realizadas 350 cirurgias, sendo 215 de catarata e 135 de pterígio. Em Paulino Neves, foram três dias de ação sexta (3), sábado (4) e domingo (5), foram realizadas 457 cirurgias, sendo 206 de catarata e 251 de pterígio. Já em Caxias, em dois dias de ação sábado (4) e domingo (5), foram realizadas 374 cirurgias, 207 de catarata e 167 de pterígio.

“Eu já tinha operado de um lado da vista e agora retornei para fazer do outro lado. Após a cirurgia vou enxergar melhor dos dois lados”, enfatizou a dona Maria Rodrigues Maia, de 69 anos de idade. A moradora de Caxias também foi submetida a cirurgia de catarata.

As ações foram encerradas na segunda-feira (6), em Timon. O mutirão iniciado sábado contabilizou 663 procedimentos cirúrgicos, sendo 361 de catarata e 302 de pterígio. 

Daucyana Castro