A fototerapia é um tratamento que envolve a exposição das áreas afetadas da pele à luz ultravioleta (UV). Ela é capaz de interromper a superprodução de células da pele e de suprimir o sistema imunológico, reduzindo a inflamação, a coceira e até clareando a pele de quem tem psoríase, por exemplo. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece este tratamento na Policlínica Diamante, em São Luís.
A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Porém, a fototerapia também é um tratamento muito utilizado para combater doenças como vitiligo, alergias, linfoma e urticária.
O serviço é ofertado na Policlínica Diamante, unidade que compõe a rede estadual de saúde e que é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
“Aqui na unidade de saúde, gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), o tratamento se dá em duas etapas. O paciente passa pela médica dermatologista, que de acordo com o quadro clínico, prescreve sessões de fototerapia para assistir algum paciente que necessite desta intervenção para melhora da saúde”, explicou a diretora geral da Policlínica Diamante, Gisele Marques.
Na unidade de saúde, a consulta médica é realizada às sextas, a partir das 8h e às sessões de fototerapia são realizadas por uma enfermeira de segunda a sexta em dois períodos, matutino e vespertino.
Agendamento
A marcação da consulta em fototerapia acontece de forma presencial, na Policlínica Diamante, na recepção do diabetes, de segunda a quinta-feira, no horário de 13h30 às 17h e às sextas-feiras das 13h30 às 16h, sendo necessário apresentar encaminhamento médico.
Eduardo Ericeira