24 de novembro de 2023

Profissionais de saúde participam de treinamento sobre nutrição enteral no Hospital Regional de Caxias

Por Vanessa Ribeiro

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira (23), a qualificação dos profissionais do Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, sobre terapia nutricional enteral e parenteral.

“Promover treinamento para os nossos colaboradores é algo que entendemos como investimento em um dos principais recursos que levam a excelência no atendimento hospitalar, os recursos humanos. Temos uma equipe engajada tecnicamente e que busca informações para que possam integrar as ações e assim dar aos nossos pacientes o melhor atendimento em nossa unidade”, disse a diretora geral, Rayara Martins.

A capacitação foi organizada pela coordenação multidisciplinar, supervisão de Nutrição e coordenação de Enfermagem.

A nutricionista Maiana Marques ministrou o treinamento. “É um serviço de extrema necessidade para a evolução do paciente, já que o estado nutricional prejudicado, como a desnutrição, piora o quadro clínico, onera mais o custo do tratamento e tem maior demora para alta, além de várias outras complicações”, destacou.

A princípio o treinamento seria voltado apenas para nutricionistas e enfermeiros da unidade, mas o interesse de outros profissionais pelo tema fez com que ele fosse aberto a todos, como ressalta a coordenadora Multidisciplinar, Karen Lima. “Esse treinamento é de suma importância para a equipe de enfermagem, nutrição e todos os outros componentes da equipe, pois vamos criar uma rotina a ser seguida de administração de dietas”, afirmou.

Um dos médicos que participou da capacitação foi Jorge Montoya. “Para nós médicos é fundamental entender sobre os dois sistemas de alimentação e decidir junto com a equipe multidisciplinar qual a melhor dieta para aquele paciente de acordo com a clínica, com o histórico que ele apresenta. Também devemos saber como é feita essa dieta, quais são as indicações, quais são as dietas disponíveis para, em consenso com os colegas da equipe, escolher o melhor para o paciente”, frisou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen), a taxa de desnutrição hospitalar em adultos varia entre 20% e 60%. Idosos, recém-nascidos prematuros e crianças são mais suscetíveis a terem comprometimento do estado nutricional, mas qualquer paciente com doença grave ou internação prolongada, inclusive obesos, pode ficar desnutrido.

“Para combater o problema, é necessário que uma intervenção nutricional seja iniciada de maneira oportuna e eficaz. Por isso é fundamental que profissionais enfermeiros e nutricionistas reconheçam a importância e os benefícios da Terapia Nutricional e também as diferenças entre a nutrição enteral e parenteral, para contribuir melhorando assim o estado nutricional dos pacientes”, ressaltou a supervisora de Nutrição, Rebeca Paula.

Nutrição enteral e parenteral

A principal diferença entre os dois tipos de dieta é a forma como são ministradas. Enquanto na dieta enteral o paciente recebe a fórmula nutricional por meio de uma sonda ligada ao estômago ou intestino, na parenteral ele recebe os nutrientes diretamente no sangue por meio de uma linha intravenosa.

O Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Eduardo Ericeira