Ao longo deste mês várias ações estão sendo promovidas em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado anualmente na segunda quinta-feira de março. Nesta sexta-feira (21), no Largo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Hemodiálise São Luís, ofertou serviços como aferição de pressão, glicemia capilar, testes rápidos, encaminhamento para exame de creatinina e vacinação.
Durante a ação, as pessoas também tiveram acesso a consulta com nefrologista, médico especialista em doenças dos rins e do sistema urinário.
“Ainda em alusão ao Dia do Mundial do Rim, juntamente com a Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Igreja Nossa Senhora da Conceição, trouxemos a nossa equipe multiprofissional, com médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social, para falarmos da prevenção e divulgar nosso ambulatório do Centro de Hemodiálise”, explicou a diretora do Centro de Hemodiálise de São Luís, Patrícia Ferreira.
“Essa campanha envolve o mundo todo e aqui trazemos a importância da realização do exame de creatinina que é para detectar como está a função renal, não só do paciente, mas a importância de todas as pessoas serem submetidas a esse exame. Muitas vezes, a pessoa só tem conhecimento de algum problema no rim em um estágio já avançado e a nossa pretensão é detectar o mais cedo possível algum problema para que a pessoa possa iniciar o tratamento de forma precoce”, reforçou a coordenadora de Enfermagem, Márcia Machado.
Nidomar Carrias Carvalho foi acompanhar o irmão em uma consulta próximo ao local da ação, aproveitou para visitar a igreja e já foi atendido pela equipe do Centro de Hemodiálise. “Os dias de hoje sempre é muita correria, eu mesmo não tenho tempo para fazer uma consulta ou um exame e só procuro assistência médica quando estou doente. Então uma ação como essa é importante não só porque chega nas pessoas, mas também porque alerta para que possamos cuidar da nossa saúde a todo momento”, ressaltou o profissional de serviços gerais.
Ivaneide Matos, que é moradora do bairro do Monte Castelo, aprovou a ação perto de casa. “Uma ação como essa é de suma importância porque vai favorecer um grande volume de pessoas. Muitas vezes temos dificuldade em consultar com um nefrologista, precisa passar por um clínico geral, até chegar em outras especialidades e aqui você já teve acesso direto”, enalteceu a cabeleireira.
O Centro de Hemodiálise São Luís, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
Eduardo Ericeira