Por Vanessa Ribeiro
Colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), participaram, nesta segunda-feira (25), no Espaço Cuidar, no anexo 2 da empresa, de uma roda de conversa sobre o Setembro Amarelo, que trata da prevenção ao suicídio.
O setor de Saúde Ocupacional e a Diretoria de Gestão de Pessoas da EMSERH, convidaram profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 3 Bacelar Viana, para um bate papo descontraído com os colaboradores. Durante a ação, foram apresentadas estratégias para ajudar a diminuir o estresse, como automassagens, técnicas de respiração, dentre outras.
A psiquiatra Bianca Pessoa foi uma das facilitadoras e pontua que as pessoas precisam cuidar da saúde mental, assim como cuidam da saúde física . “Hoje aqui nosso objetivo principal foi falar sobre técnicas de autocuidado, como diminuir o estresse, melhorar as relações sociais. Chamar atenção para o fato que ter saúde mental não é algo passivo. A gente precisa buscar, praticando atividade física, cultivando boas relações e bons hábitos”, ressaltou.
A coordenadora do Caps 3 Bacelar Viana, Margiane Neves explica a importância de tratar deste assunto nos ambientes de trabalho. “A gente cuida de saúde e as vezes se negligencia. No ambiente de trabalho as pessoas, em geral, têm muita cobrança e hoje mostramos algumas estratégias para as pessoas se auto avaliarem e pensarem no que podem fazer por si naquele momento de muito estresse. Para manter a saúde mental, é fundamental tirar pelo menos cinco minutos por dia para fazer algo por nós mesmos, como uma simples caminhada ao ar livre. É impressionante o impacto que pequenas atitudes como essa causam em nossas vidas”, destacou.
A analista ambiental Samantha Fraga, atua na gerência de Meio Ambiente a aprova a iniciativa. “Saúde mental é manter a harmonia entre os sentimentos positivos e negativos que enfrentamos diariamente, o que nos ajuda a ter relações saudáveis, sejam elas interpessoais, profissionais ou até mesmo individuais. Essa roda de conversa foi extremamente importante para propor aos colaboradores uma reflexão de possíveis causas e efeitos do dia a dia na nossa saúde mental”, disse.
Quem também participou da roda de conversa foi a técnica de segurança do trabalho, Luciana Sodré. Ela destaca que ações assim possibilitam as pessoas que precisam de ajuda e nem percebem, a buscarem tratamento. “Gostei muito inclusive essa temática deveria ser abordada não só em setembro mas o ano todo, pois atualmente uma grande parte população está adoecida mentalmente e muitas não procuram ajuda. Abordar esses temas na empresa pode nortear as pessoas que precisam de tratamento e não se dão conta disso”, frisou.
“Planejamos esse momento com os colaboradores para chamar atenção para esse tema tão importante, que é a prevenção do suicídio e do cuidado com a saúde mental. Nessa roda de conversa eles tiveram a oportunidade de falar e ouvir informações importantes de como manter a saúde mental, onde procurar ajuda e como ajudar”, pontuou Ana Karla Dias, enfermeira do trabalho e uma das organizadoras da ação.
Fotos: Ricardo Zacheu
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira