1 de julho de 2024

Governo comemora quatro anos da UPA de Paço do Lumiar e unidade destaca-se por atendimento no município e região

Com mais de um milhão de atendimentos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemorou os quatro anos da Unidade de Pronto Atendimento de Paço do Lumiar. Nesta sexta-feira (28), a programação especial reuniu as equipes e pacientes assistidos na unidade. 

Desde a inauguração em junho de 2020 até este ano já foram contabilizados na unidade de saúde, 1.015.552 atendimentos, sendo 303.140 atendimentos adultos, 85.653 atendimentos pediátricos, 38.591 consultas, 501.609 exames laboratoriais, 56.407 exames de imagem (Raio-x), 15.183 eletrocardiogramas e 14.969 pequenas cirurgias.

A comemoração teve bolo de aniversário e no mês junino teve uma decoração especial, no clima da festa de São João, com direito a comidas típicas, bandeirinhas, mas também voz e violão.

“Fizemos uma programação leve, de acolhimento aos colaboradores, para celebrarmos o empenho de todos os funcionários que não medem esforços para atender bem as pessoas que procuram os nossos serviços. Comemorar o aniversário da UPA de Paço do Lumiar é comemorar a efetividade do SUS, celebrar saúde pública, comemorarmos o atendimento de qualidade que é prestado nesta unidade. Estamos em uma área com mais de 140 mil habitantes e prestamos essa assistência não só aos luminenses, mas a população da Região Metropolitana”, disse a diretora geral da UPA Paço do Lumiar, Raisa Cristina Ferreira. 

A chefe de Departamento da Urgência e Emergência da SES, Nayane Lara, ressaltou a importância da UPA de Paço do Lumiar na Rede Estadual de Saúde. “A UPA oferece serviço resolutivo, qualidade com uma equipe multiprofissional capacitada que durante todos esses anos vem ofertando assistência com excelência para toda a população da grande ilha”, pontuou.   

Moradora da Maioba, em Paço do Lumiar, a dona de casa Janiely Silva Ferreira sempre que tem algum problema de saúde com ela ou a família recorre à Unidade de Pronto Atendimento em Paço do Lumiar.

“Essa unidade é fundamental para o nosso socorro. Eu quando precisava de alguma ajuda tinha que ir para a UPA Araçagi ou mesmo para São Luís e como não tenho carro próprio ficava complicado, agora com a UPA de Paço fica não só mais perto, mas também mais rápido pra chegar. Sempre que precisei vir fui bem atendida com meu filho”, enalteceu.

Daucyana Castro