17 de abril de 2020

Hospital Regional de Timon faz parceria com Associação de Proteção e Assistência a Condenados para produção de EPIs

Para reforçar o estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), necessário ao trabalho dos profissionais de saúde, o Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon, firmou parceria com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) do município para que os apenados passem a produzir máscaras e aventais impermeáveis, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o diretor clínico do Hospital Regional Alarico Pacheco, Candilberto Filho, apesar de o material estar sendo fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), a parceria visa atender a necessidades futuras, já que a demanda por esses equipamentos é crescente.

“A gente prevê uma necessidade futura grande de alguns EPIs, como avental impermeável. Então, como é de conhecimento que esse centro de detenção tem um trabalho com os detentos de ressocialização, por meio de atividades como corte e costura, a gente teve a ideia de ceder para eles o tecido, que é de TNT, com a gramatura adequada, orientada pela ANVISA, para que eles possam realizar essa produção”, explicou.

Candilberto Filho ainda ressaltou que a parceria é vantajosa tanto para o hospital quanto para a associação. “A gente sai beneficiado porque consegue ter um estoque bom dos EPIs, os beneficia também, porque é de interesse deles realizar essas atividades. Essa é uma parceria em que todos saem ganhando”, afirmou o diretor da unidade, que acrescentou que a produção diária será de 20 aventais e 70 máscaras.

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Timon é uma entidade civil dedicada à recuperação e reintegração social dos apenados do município. Vinculada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a Associação funciona como entidade auxiliar dos poderes Judiciário e Executivo na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade nos regimes fechado, semiaberto e aberto.

Eduardo Ericeira