Secretário Carlos Lula entrega veículos a representantes da Apae, CER e SVO (Foto: Márcio Sampaio)
O Governo do Estado entregou sexta-feira (31) ao Centro Especializado em Reabilitação da Cidade Operária (CER) e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Luís vans adaptadas para transporte de pacientes cadeirantes ou com problema de locomoção. O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) também recebeu três veículos especiais, do tipo “rabecão”, para o trabalho nos municípios de São Luís e Imperatriz.
“Continuamos levando serviços onde a população precisa. As entregas fazem parte de um grande reajuste e de cuidados com a nossa rede de saúde. Entregamos ambulâncias, veículos para serviços específicos, porque a sociedade precisa disso. Agradecemos o Ministério da Saúde pela parceria para aquisição das vans adaptadas”, disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.
As duas vans adaptadas são semelhantes ao veículo entregue em janeiro ao Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água. Elas possuem plataforma elevatória, sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas, cintos de segurança e protetores de cabeça para cada cadeirante. A doação foi feita pelo Ministério da Saúde.
A diretora do CER da Cidade Operária, Goreth Almeida, afirmou que o veículo, entregue em maio à população, vai agregar muito ao serviço da unidade. “O veículo garante o acesso da pessoa com deficiência e que não apresenta condições de mobilidade e acessibilidade ao serviço. É um grande ganho para o Estado e para o CER”, comentou.
Com 200 pacientes em reabilitação física, 200 em auditiva e 150 intelectual, a Apae de São Luís também ganhou um veículo adaptado, o primeiro da associação para os cuidados em saúde – eles possuem transporte para o eixo educativo.
“Vai nos ajudar bastante para o transporte de pessoas com deficiência locomotora, vai contribuir para que elas tenham maior facilidade de frequentar o CER 3, que fica na Apae. Só temos que agradecer, porque vai dar dignidade à pessoa”, ressaltou o presidente da associação, Sebastião Vanderlan de Almeida Rolim.
O Serviço de Verificação de Óbito (SVO), ligado à Vigilância Epidemiológica da SES e responsável pelo esclarecimento de óbitos de causa natural não elucidada, contará a partir de agora com três veículos do tipo rabecão – dois ficarão na capital e um em Imperatriz. A aquisição foi exclusiva do Governo do Estado.
“Esse veículo vem ofertar um serviço gratuito à população através do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o transporte de cadáveres com morte natural – mortes violentas são com IML. A população tinha essa despesa com funerárias, mas a partir de segunda-feira (3) os veículos estarão à disposição”, explicou Graça Lírio, superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES.
Daucyana Castro