As cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) localizadas na capital maranhense, que são gerenciadas pelo Governo do Estado, estão recebendo os últimos serviços de reforma. Estão em reforma as UPAs Itaqui-Bacanga, Araçagi, Cidade Operária, Parque Vitória e Vinhais.
Nesta quinta-feira (19), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, visitou a UPA Araçagi para verificar as melhorias e dialogar com pacientes e profissionais de saúde sobre o impacto das obras e qualidade do atendimento. Os recursos para as obras são da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV).
“Todas as UPAs da capital serão reformadas já para a passagem do ano. Agradecemos a parceria da SEGOV. É um governo de várias mãos. Avançamos muito, não é apenas uma questão estética, mas, sobretudo, de cuidado com o paciente e de cuidados com nossas unidades. Temos um SUS que pode dar certo, que avança muito. Um serviço público, mas de qualidade de serviço privado”, pontuou o secretário Carlos Lula.
Os serviços de reforma das UPAS incluem revisão elétrica, hidráulica e sanitária; reparos e/ou troca de esquadrias; reparos em alvenarias, divisórias, revestimentos e forro; pintura; reparos em calçamentos, troca de pisos danificados; impermeabilização de pisos; reparos em caixas d’água; dentre outros serviços.
“O paciente sente-se mais acolhido em um ambiente reformado. Teremos uma cobertura na entrada para que o paciente não pegue chuva ao chegar à unidade. É uma satisfação também para os funcionários, que trabalharão com mais segurança”, afirmou o diretor administrativo da UPA Adilson Maia Vieira.
O serviço de atenção às urgências do Hospital Dr. Adelson de Souza Lopes, também conhecido como UPA da Vila Luizão, também passa por reforma.
Acompanharam a visita a subsecretária da Saúde, Karla Trindade; a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort; a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Jamilly Pontes; e o diretor clínico da UPA Araçagi, André Rossanno.
FONTE: Governo do Maranhão