A Policlínica Diamante tem disponibilizado o serviço de teleatendimento para acompanhar pacientes crônicos que já eram atendidos na unidade. A ação tem como objetivo reduzir o fluxo de pessoas na unidade e evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), principalmente no caso de quem está no grupo considerado de maior risco de ter complicações decorrentes da doença.
“Pensando nos nossos usuários, diabéticos e hipertensos, por serem grupo de risco e terem possibilidade de descompensarem sem ter um acompanhamento médico, a teleorientação veio para dar um auxílio no acompanhamento desses pacientes. Eles serão avaliados por contato telefônico, feito pelo médico especialista, e, caso precisem, será agendada uma consulta presencial com hora marcada”, explica Ana Carolina Marques, diretora geral da Policlínica Diamante.
O serviço implantado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que administra a unidade, é voltado apenas para pacientes com retorno agendado pelo Disque Saúde (3190-9091) nas áreas de endocrinologia, cardiologia, nefrologia, clínica médica e neurologia.
Após a localização do prontuário do paciente no sistema da unidade de saúde, o médico realiza o teleatendimento/teleorientação e avalia cada caso. Se não houver necessidade de atendimento presencial, serão dadas as devidas orientações ao paciente e informado que a consulta será agendada posteriormente.
Caso haja a necessidade do atendimento presencial, o médico dará as devidas orientações e agendará dia e horário da consulta, respeitando o limite de seis pacientes por agenda. É importante frisar que os pacientes que realizariam a primeira consulta serão desmarcados pelo Disque Saúde, já que não possuem registros em prontuários na unidade.
Eduardo Ericeira