A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Paço do Lumiar completou nesta quinta-feira (23), um mês de funcionamento com quase 5 mil atendimentos. A unidade de saúde foi inaugurada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Paço do Lumiar no dia 23 de junho deste ano. O novo serviço já é referência para atendimento de urgência e também reforça o combate à COVID-19.
De acordo com dados da unidade de saúde, entre 23 de junho e 21 de julho, foram realizados 4.524 atendimentos. Destes 1.132 no mês de junho (999 adultos e 133 crianças) e 3.392 no período de 1 a 21 de julho (2.929 adultos e 463 crianças).
Para comemorar a data, uma pequena celebração ocorreu, nesta quinta-feira (23), na unidade com profissionais de saúde e colaboradores. “É com grande satisfação que completamos um mês. Estamos ainda aprimorando os atendimentos e nos adaptando ao novo sistema. A UPA veio no momento certo para atender a comunidade e amenizar o sofrimentos dos pacientes que nos procuram”, comentou Silvana Teixeira Balluz, diretora geral da UPA de Paço do Lumiar.
Inauguração
Na inauguração, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, falou sobre a importância da unidade para a região. “Esta UPA será a maior Unidade de Pronto Atendimento do Estado do Maranhão. Este é o 12° equipamento de saúde que abrimos em menos de três meses”, disse.
A obra de reestruturação da UPA de Paço do Lumiar foi realizada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). Foi feita a modernização da estrutura física, a substituição das instalações no teto e nas paredes, além da instalação de um sistema elétrico mais moderno e seguro.
Na ocasião, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, reforçou o compromisso em fortalecer cada vez mais o sistema público de saúde. “Estamos fornecendo um serviço de saúde pública com qualidade em Paço do Lumiar, com a mesma transparência e eficiência buscando tratar da melhor forma possível o nosso paciente”, destacou.
A Upa de Paço do Lumiar está localizada na Avenida 08, S/N⁰, no bairro do Maiobão, e é uma UPA tipo III. A capacidade de atendimento médio é de até 350 pacientes por dia. São oferecidos diariamente atendimentos clínicos, ambulatoriais, exames de Raio-X, além de 28 leitos entre clínicos, UTI e observação infantil.
Daucyana Castro