“Considerando a série de projetos e investimentos realizados nesta gestão, posso afirmar que hoje, o profissional bombeiro militar está bem mais preparado, valorizado e motivado para servir a sociedade maranhense”, pontua o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto Araújo, ao tratar das ações de governo para equipar e valorizar a corporação.
As medidas integram o programa de reestruturação da Segurança Pública e consolidam investimentos em estrutura física, aumento de efetivo, aquisição de novos equipamentos e veículos, benefícios salariais e um conjunto de ações de estímulo ao trabalho policial, em dois anos e meio da gestão realizada pelo governador Flávio Dino.
Entre as medidas mais importantes do governador Flávio Dino para a categoria está a sanção da Lei de Organização Básica (LOB). A norma reformula o quadro organizacional e contempla todas as unidades do Corpo de Bombeiros. A criação de uma comissão especial para elaborar propostas de revisão das regras de ingresso, lotação, transferência e promoção é outro decreto assinado pelo governador e de benefício direto aos militares, incluindo os bombeiros.
O aumento do efetivo é um dos compromissos do governador para diminuir o déficit de policiais por habitantes no Maranhão. Ainda no primeiro ano de governo foram convocados mil candidatos de concurso para compor os quadros da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Esse comprometimento é tanto uma demonstração do respeito e reconhecimento da importância destes profissionais, quanto com a segurança dos maranhenses. O governador está empenhado em mudar essa realidade”, enfatizou Célio Roberto.
Na avaliação do diretor de Ensino e Pesquisa do CBMMA, tenente-coronel Mauro Roberto Carramilo, a corporação obteve ganhos significativos na atual gestão do Governo. “A criação desta lei é um marco na nossa história pela amplitude de ações que permite, a exemplo, possibilitar a criação de novas unidades no interior do Estado e consequentemente promover um melhor atendimento à população”, explica o militar que possui 31 anos de serviço.
Com cinco anos na instituição, a subchefe da Seção de Cursos e Estágios do Bombeiro, segundo-tenente Nayane Priscilla, destaca a importância das ações atuais da gestão estadual para a corporação, incluindo o fator motivacional. “Na atual gestão, nós tivemos um recorde de promoções em todos os níveis, de oficiais a praças. Um ganho significativo, pois o militar tem ascensão profissional e aumento salarial. Assim como a inclusão de novos militares por concursos. São ações que melhoram o desempenho operacional e administrativo da instituição”, observa.
Expansão
Flávio Dino inaugurou mais cinco quartéis do CBMMA na capital, aumentando para 16. Os Grupamentos de Incêndio foram elevados à categoria de Batalhão ganhando mais autonomia. O conjunto de obras para a corporação inclui ainda a construção de mais dois Colégios Militares e a 1ª Cia Independente de Bombeiros em São José de Ribamar; foram inaugurados o Batalhão de Bombeiros Ambiental no Calhau e a 2ª Companhia de Bombeiros Militar no Porto do Itaqui.
A nova instalação do Batalhão de Bombeiros Marítimo, que agora funciona na Avenida Litorânea, conta com espaço mais amplo e adequado para as viaturas e embarcações. “Possibilita para as equipes um tempo resposta bem melhor no atendimento às ocorrências de afogamento, possibilitando salvar mais vidas”, reitera o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto. Ele lembra que em equipamentos, a corporação foi contemplada com novas viaturas, quadriciclos e equipamentos contra incêndio e de mergulho de alta tecnologia.
As cidades no interior do estado foram contempladas com a implantação de mais oito bases da corporação, aumentando para 17 a presença destes militares nos municípios. Foram inauguradas novas unidades em São José de Ribamar, Trizidela do Vale, Açailândia, Bacabeira, Santa Inês, Chapadinha e Carolina. São Batalhões, Postos Integrados de Segurança Pública e Companhias Independentes. Atualmente, incluindo a capital, o CBMMA possui instalações em 17 cidades, totalizando 29 quartéis e três Colégios Militares.
Valorização
Para promover a valorização do efetivo, de 2015 até o primeiro semestre deste ano, mais de 1.500 promoções foram concedidas. Além disso, mais de 20 cursos na área de formação militar, administrativo, de projetos, na área da saúde e outros, são oferecidos aos policiais e bombeiros permanentemente. “Isso mostra o reconhecimento da gestão com os serviços prestados e a valorização do profissional bombeiro militar”, avalia o comandante-geral.
Powered by WPeMatico
Daucyana Castro