Após atender mais de 14 mil pessoas com drive-thru de teste para Covid-19 em São Luís, o Governo do Estado levará o serviço para a cidade de Imperatriz. A iniciativa funcionará no estacionamento do Centro de Convenções de 5 a 23 de outubro, sempre das 8h às 16h, tendo também como público-alvo gestantes e idosos com idade a partir de 60 anos.
“Resolvemos levar o sistema para Imperatriz após o sucesso da iniciativa na capital. A cidade é um dos principais centros urbanos do nosso estado e tem lutado arduamente contra a doença. Sem dúvidas, iremos oferecer um serviço que, com comodidade, facilita o acesso daqueles que são mais vulneráveis”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Para realizar o teste é preciso apresentar um documento oficial com foto e, no caso das mulheres grávidas, também o cartão da gestante. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) avalia, como realizado em São Luís, abrir a testagem para pessoas com deficiência, ampliando ainda mais a oferta do serviço.
Em São Luís, o sistema de drive-thru foi possível, graças ao controle da doença, oportunizando às pessoas a chance de fazerem o teste, sanando dúvidas e receios. Na capital, a iniciativa teve início no dia 14 de setembro e encerrou suas atividades no dia 30.
No total, 14.418 pessoas realizaram os testes rápidos, dos quais 81,80% testaram negativo. Apenas 2,46% apresentaram IgM reagente ou positivo, que é quando o paciente teve diagnóstico para contaminação recentemente e o organismo ainda não desenvolveu anticorpos naturais, consequentemente pode ainda estar lutando contra a infecção e transmitindo a doença.
FONTE: SES/MA
Eduardo Ericeira