O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, realizou 1.185 cirurgias de catarata e pterígio em dezembro. Os procedimentos oftalmológicos ocorreram em três etapas e integraram o Programa Mais Cirurgias, do Governo do Maranhão.
A primeira etapa ocorreu entre os dias 14 e 16, resultando em 351 pessoas operadas. A segunda etapa ocorreu no período entre 20 e 22 – na ocasião, 534 pessoas passaram pela sala de cirurgia. Já a terceira e última etapa teve início no último domingo (27) e encerrou na terça-feira (29) – nesta última fase, 300 pessoas foram atendidas.
“Foi um mês de muitas vitórias, muitas conquistas para a sociedade. Havia uma demanda muito grande e nós certamente conseguimos dar um grande salto para poder futuramente por fim a essa fila de espera”, ressaltou a diretora administrativa do Hospital Regional de Timon, Gardênia Carvalho.
Foram beneficiadas pessoas da cidade e dos municípios da região. Foi o caso de Domingos Gomes. “Estava com 3 anos esperando pela cirurgia e, graças ao mutirão, hoje posso enxergar do olho esquerdo”, comemorou o autônomo.
“O Programa Mais Cirurgia foi de fundamental importância para atender a população da região de Timon. A equipe está muito feliz com o resultado e cheia de força de vontade e energia para continuarmos com esse trabalho em 2021 em prol da sociedade, em prol da saúde e da qualidade de vida dos maranhenses”, finalizou Gardênia Carvalho.
O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco em Timon integra a rede de saúde do Governo do Maranhão e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).