Por Daucyana Castro
O Hospital Referência Covid-19, em Caxias, que compõe a rede estadual de assistência a pacientes com a Covid-19, completou um mês de funcionamento na última quarta-feira (5). Instalada no anexo do Hospital Geral Municipal Gentil Filho, a unidade é resultado da parceria entre o governo e a prefeitura para ampliar a assistência em saúde na região e reforçar o combate à pandemia.
Em um mês, foram realizados 70 atendimentos, com a passagem de 38 pacientes em enfermaria e 32 que precisaram de atendimento em UTI. Foram 27 altas e nove pacientes transferidos. A unidade conta com dez leitos de UTI e 18 de enfermaria e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
“Esse primeiro mês de funcionamento do Hospital de Referência Covid-19 foi de fundamental importância no combate ao vírus. A população de Caxias contou com mais leitos especializados, onde o cenário estava bem complicado com as estruturas hospitalares sobrecarregadas”, afirmou a diretora administrativa Marianna Torres.
O músico Wallace Reis, de 41 anos, foi um dos pacientes tratados na unidade de saúde. Ele conta que, ao sentir os primeiros sintomas, fez o teste de farmácia e testou positivo para a Covid-19. Em seguida, procurou uma unidade de saúde.
“Eu estava em casa quando comecei a sentir falta de ar e a febre não passava. Falei pra minha esposa que não estava legal. Depois de testar e procurar uma unidade de saúde já não voltei mais pra casa. Tive algumas crises respiratórias e fui encaminhado ao hospital de referência. Hoje estou em casa recuperado”, disse o músico.
O atendimento na unidade tem funcionado por meio da regulação, ou seja, o encaminhamento é feito por outras unidades de saúde da região. Cerca de 140 novos profissionais de saúde fazem parte da equipe do hospital.
“Os usuários do SUS em Caxias tiveram esse reforço num momento delicado. Com mais leitos para atender a região, temos garantido assistência a quem precisa”, ressaltou Marcos Grande, presidente da Emserh.
Ainda em Caxias, o Governo do Estado mantém leitos exclusivos para casos da Covid-19, no Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão. Com a expansão realizada em 2021, são 24 leitos de UTI e 38 de enfermaria na unidade de saúde, sendo 20 de UTI e 14 de enfermaria exclusivos para atendimento a casos da Covid-19.
Daucyana Castro