Por Daucyana Castro
Uma equipe de colaboradores do setor de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), composta pelos profissionais Makerlya Avelar (farmacêutica), Virgínia Guará (fisioterapeuta), Rafaela Albuquerque (enfermeira) e Tamires Barradas (enfermeira), juntamente com o médico urologista Candilberto Filho, da Superintendência de Assistência a Rede de Serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, estiveram esta semana em Teresina no Piauí, para fazer uma visita ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O objetivo era conhecer os serviços em saúde no que se refere à rede de urgência e emergência. Isso porque o Governo do Estado está construindo no bairro do Turu o Hospital da Ilha, que será referência no atendimento de urgência e emergência da Região Metropolitana de São Luís e adjacências.
“A EMSERH vai enfrentar um desafio gigante que é gerenciar o Hospital da Ilha. Então é importante conhecer outras unidades que também tem esses serviços. Conseguimos identificar os pontos fortes, os erros cometidos no passado, para evitar que a gente também cometa erros, as melhorias no serviço. Trocamos experiências e isso faz com que a gente entenda o desafio que vem pela frente, tanto do ponto de vista da EMSERH como da SES e conseguir concretizar de fato esse desafio, para entregar a sociedade um serviço com a máxima qualidade possível”, pontuou Candilberto Filho.
A comitiva também aproveitou a oportunidade para conhecer na prática o funcionamento da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Teresina. O Hospital da Ilha em São Luís terá também vai oferecer atendimento para pacientes com queimaduras.
“Assim podemos identificar as etapas do tratamento ao paciente da área de queimados, materiais e medicamentos utilizados, as boas práticas já implantadas no serviço e trocar experiência principalmente com os profissionais do Hospital de Urgência de Teresina que nos abriram a porta tão gentilmente. Certamente vamos usar as informações nas decisões e montagem dos processos de trabalho do Hospital da Ilha”, frisou a gerente de Gestão da Qualidade da EMSERH, Camilla Torres.
A especialista da qualidade da EMSERH, Tamires Barradas, que participou da visita explica que o momento permitiu riqueza de conhecimento para poder planejar a montagem e a estruturação do serviço que vai acontecer na unidade de queimados do Hospital da Ilha em São Luís.
“Foi muito importante porque nos proporcionou conhecer uma unidade que já funciona e é atuante. Permitiu que observássemos como é a estrutura, a escala de trabalho, quais são os profissionais que atuam, os procedimentos operacionais padrão (pop) , manuais, protocolos que eles utilizam e a forma como atendem os pacientes. Recebemos também várias dicas sobre a gestão desse setor. Fomos muito bem recebidos pela gestão do hospital que teve toda a disponibilidade de fazer a visita conosco e nos pelos e repassar todas essas informações” pontuou a especialista.
A visita foi acompanhada pelo diretor geral do HUT, Fábio Marcos de Sousa; pelo diretor clínico do hospital, Hormone Rodrigues e pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque.
.
Daucyana Castro