Fotos: Adeta Holanda
Por Vanessa Ribeiro
Céu azul, pôr do sol, companhia da família, sorrisos, emoção e muita descontração. Foi assim que 11 pacientes e seus familiares celebraram, na última sexta-feira (7), o Dia do Idoso no Hospital Dr. Genésio Rêgo. A unidade faz parte da rede estadual de saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
A emoção tomou conta do aposentado Celso da Conceição, de 85 anos, quando viu seus netos todos juntos. “Fiquei muito feliz e emocionado quando vi meus netos aqui. Eu não esperava. Todo mundo do hospital está de parabéns por preparar essa linda homenagem para a gente”, disse com um largo sorriso no rosto e os olhos marejados.
Um piquenique foi montado na área externa do hospital, com lanches saudáveis, jogos e teve até um cantinho de fotos para eternizar o momento ao lado da família.
Andressa Ribeiro, neta da dona Marcelina Santos, internada há 23 dias, conta que viu a alegria nos olhos da avó quando chegou ao local. “Eu achei tudo muito lindo, me emocionei e minha avó também. Esse carinho que todos os profissionais têm com os pacientes e familiares é sem igual. Eu nunca tinha visto algo assim. Com certeza esse momento vai ajudar a elevar a autoestima não só dos pacientes, mas também dos acompanhantes. Foi realmente muito especial”, destacou.
A ação teve como objetivo, além de celebrar o Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, proporcionar ao paciente a possibilidade dele ser parte integrante do próprio tratamento, já que estudos comprovam que o estado emocional contribui muito para a evolução positiva do quadro clínico, como pontua a diretora geral do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Kátia Campos.
“Aqui no hospital, a gente tem uma bandeira muito forte que é o tratamento com a humanização. Então, todas as nossas campanhas primam por isso. Nossa equipe multiprofissional e médica resolveu proporcionar esse momento de encontro do paciente que está na enfermaria e tem condições clínicas de sair do ambiente hospitalar, com seus familiares. Com certeza ficará guardado na memória e no coração de todos”, ressaltou.
Dia do Idoso
No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado no dia 1º de outubro, com base na Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. A data tem como objetivo, além de homenagear as pessoas idosas, chamar atenção da sociedade sobre as necessidades desse público, exaltar suas contribuições para a sociedade, refletir sobre os desafios de uma população cada vez mais idosa e a importância de fomentar políticas públicas que promovam um envelhecimento saudável e autônomo.
Daucyana Castro