Fotos: Adeta Holanda
Por Vanessa Ribeiro
Encerrando as ações do Novembro Azul, no mês dedicado a saúde do homem, os colaboradores da sede da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) foram beneficiados com consulta urológica nesta terça-feira (29).
“Nada mais justo do que cuidar da saúde dos nossos colaboradores, que dedicam seus dias para cuidarem da saúde de milhões de maranhenses. A campanha Novembro Azul é extremamente importante porque chama atenção dos homens quanto a importância da prevenção de doenças que têm tratamento e cura se descobertas no início, como o câncer de próstata, por exemplo”, frisou o diretor clínico da EMSERH, Ricardo Castro.
O médico urologista Paulo Roberto Marques ressalta a importância dos homens deixarem o preconceito e o medo de lado para fazerem um check up anual.
“O Novembro Azul tem esse objetivo de conscientizar quanto a importância das rotinas médicas, principalmente referente a saúde masculina. Por ano são diagnosticados em torno de 65 mil casos de câncer de próstata, sendo este o principal tipo de câncer que acomete os homens. Não tem porque temer, tem que procurar o urologista e se prevenir,” ressaltou.
Gabriel Costa, auxiliar administrativo, mesmo tendo apenas 27 anos não perdeu a oportunidade de se consultar com o urologista com a facilidade de ser no próprio ambiente de trabalho. “É muito importante a gente fazer o acompanhamento da nossa saúde independente da idade, por isso aproveitei para me consultar hoje aqui”, afirmou.
Quem também se consultou foi o engenheiro mecânico, Walter Ribeiro, e agradece a ação da empresa. “Foi uma ótima iniciativa e também uma maneira de conscientizar os colaboradores e os homens de modo geral a tirar esse preconceito, esse machismo. É também um grande incentivo a todos os colaboradores a cuidarem da saúde, por isso eu só tenho a agradecer”, disse.
Novembro Azul
A campanha Novembro Azul visa incentivar os homens a cuidarem mais da saúde e prevenirem doenças sérias como os cânceres de próstata, pênis e boca.
Durante todo mês várias unidades de saúde, da capital e do interior, gerenciadas pela EMSERH, realizaram ações de estímulo ao autocuidado e adoção de hábitos saudáveis, com oferta de palestras, além de consultas e exames.
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira