Fotos: Adeta Holanda
A Comissão de Saúde Mental da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) realizou nesta quinta-feira (15) a 2ª edição do Plantão Psicológico. O atendimento destinado aos colaboradores foi realizado pela psicóloga Lucilene Ribeiro.
“Romper com esse estigma que a pessoa deve procurar o psicólogo quando está com algum problema ou se taxar ou ser taxado como louco. O tratamento psicológico é um bem para a própria pessoa e para todas as pessoas. Uma dor física, a pessoa procura um médico, com a saúde mental funciona da mesma forma, tem que ser trabalhada e assistida. Os casos mais frequentes em consultórios são da vida diária, ansiedade, depressão, falta de empatia, falta de alto cuidado e isso está relacionado muitas vezes a falta de conhecimento. O psicólogo busca a saúde mental e emocional das pessoas”, disse Lucilene.
Durante o atendimento, os colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) receberam orientações relacionadas a Saúde Mental.
“A empresa está de parabéns por esta iniciativa, acredito ser fundamental dar essa atenção ao servidor, isso permite a melhoria dos afazeres diários. As demandas acabam muitas vezes interferindo no lado emocional das pessoas e isso tem que ser trabalhado. Importante serviço, atendimento, para que o colaborador se sinta acolhido”, reforçou Lucilene Ribeiro.
Uma das colaboradoras que participou do bate-papo com a psicóloga foi a Assistente de Comunicação, Ester Estrela Ribeiro Mendonça.
“É um momento de extrema importância para nós colaboradores, quebrar barreiras, quebrar preconceitos e entender que é importante estarmos bem, para produzirmos mais dentro e fora da empresa e vivermos melhor. É motivo de muito orgulho saber que a EMSERH está preocupada conosco, com um tema tão sensível que é a saúde mental e que a gente percebe que muitas vezes é assunto ignorado. É preciso que entendamos que não necessariamente temos que estar com algum problema para procurarmos ajuda profissional, foi um diálogo muito bom, um bate-papo enriquecedor e tenho certeza de que todos os colaboradores aproveitaram da melhor forma possível”, destacou.
Para o Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da EMSERH esse tipo de ação melhora o clima organizacional e pode otimizar a integração entre equipes. “Uma saúde mental em dia possibilita que o colaborador consiga aplicar todas as suas habilidades e competências de forma produtiva, além de ter a capacidade emocional necessária para suportar as adversidades e situações de estresse que fazem parte do exercício da profissão”, ressaltou Leonardo Espíndola, Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da EMSERH.
Daucyana Castro