27 de fevereiro de 2023

Governo estimula voluntários para doação de sangue e reforça estoque do Hemomar

Por Samir Aranha

Com a campanha de mobilização de doadores de sangue no período do Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís, registrou o comparecimento de 3.955 pessoas na unidade, das quais 3.098 puderam realizar a doação. As doações ocorreram entre os dias 1º e 24 deste mês. 

Cerca de 11.992 pessoas, após o processo de produção de hemocomponentes, podem ser beneficiadas com as doações de sangue. A ação fez parte da campanha “Bloco do Doador”, que teve como tema o slogan “Antes do Carnaval chegar, venha seu sangue doar”.

“O Bloco do Doador foi um sucesso. Apesar de ainda termos um estoque considerado abaixo do ideal, o impulso e a colaboração da população permitiram atender às demandas da rede durante o período carnavalesco”, disse a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão. 

A coordenadora de captação de doadores, Misleny Silva, agradeceu a todos os envolvidos na campanha. “Os resultados positivos são uma conquista coletiva. Agradecemos às equipes do Hemomar, à Secretaria de Cultura do Estado pela parceria e disponibilização de atrações e, principalmente, aqueles que se dispuseram a doar sangue no período da folia”, destacou.

Doando pela primeira vez, a assistente comercial Dayana Pereira Nunes participou da campanha. “Há tempos tinha o sonho de doar sangue, mas sempre deixava para um outro dia, apesar de saber da importância. Quando vi a campanha do Carnaval e sabendo que eu mesma posso precisar, não pensei duas vezes”, disse após a doação no último 20 de fevereiro.  

O Hemomar integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), sendo gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

Estoque

Apesar do sucesso da campanha no sentido de garantir o abastecimento de hemocomponentes em caráter emergencial, o Hemomar permanece em alerta para os baixos níveis do estoque.  

Critérios para doação de sangue:
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal e maiores de 60 anos precisam ter realizado a primeira doação antes dos 60);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Fotos: Adeta Holanda

Daucyana Castro