Profissionais de saúde do Hospital Regional Dr. Kléber Carvalho Branco, localizado no município de Pedreiras, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram de capacitação em ressuscitação cardiopulmonar para atendimento em casos de parada cardiorrespiratória. A capacitação ocorreu na segunda e na terça-feira, respectivamente, dias 29 e 30 de maio. O hospital é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
A capacitação em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) consiste numa série de ações de salvamento que aumentam a chance de sobrevivência após a Parada Cardiorrespiratória (PCR) e foi ministrado pela médica Tayná Jales, que é graduada pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), plantonista do Hospital Regional de Pedreiras, pós-graduanda em terapia intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pós-graduanda em geriatria pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek Ltda. (IBCMED).
“Para uma ressuscitação cardiopulmonar bem-sucedida é necessário uma série de ações coordenadas. Sendo assim é necessário manter as equipes que prestam assistência em saúde atualizadas com relação aos protocolos de reanimação. A educação continuada em ressuscitação cardiopulmonar tem como objetivo aumentar as taxas de resposta à parada cardiorrespiratória por parte da equipe assistencial, melhorar a execução de RCP, reduzir o tempo até o acesso a desfibrilação e manter os profissionais de saúde atualizados dos protocolos de reanimação vigentes”, pontuou a médica Tayná Jales.
No treinamento foram revisados os conceitos básicos que envolvem o protocolo de reanimação: reconhecimento de PCR, atuação da equipe de socorristas no tocante a oferta, ventilação e compressões de alta qualidade com base nas diretrizes da American Heart Association (AHA).
“Esses treinamentos, que são feitos com frequência, são de fundamental importância para o nosso enriquecimento profissional. Os profissionais precisam sempre estar se capacitando para melhor atender o paciente e na unidade de saúde temos uma equipe que está sempre disposta a ajudar um ao outro”, ressaltou a enfermeira do centro cirúrgico do hospital, Lucyane de Almeida.
O diretor geral do hospital reforça que essas capacitações são importantes para garantir que os pacientes estejam sendo cada vez mais bem assistidos. “Uma equipe multiprofissional que atua em conjunto, e que está em constante atualização teórica e prática. Aqui, no Hospital Regional de Pedreiras, são realizadas capacitações, com temáticas variadas para todas as categorias, de acordo com as necessidades, bem como, sugestões dos próprios profissionais, proporcionando a todos a oportunidade de se qualificarem dentro da própria unidade. Muitas vezes, inclusive, são nossos próprios colaboradores convidados a ministrar os temas, como forma de valorizar e reconhecer cada vez mais o seu trabalho. É gratificante vê-los engajados em aprimorar seus conhecimentos”, ressaltou o diretor geral do Hospital Regional Dr. Kléber Carvalho Branco, Frederico Cavalcante.
Eduardo Ericeira