19 de junho de 2023

Governo leva atendimento de cirurgias oftalmológicas a mais de 300 pessoas no Hospital da Ilha

Fotos: Francildo Falcão

Em São Luís, mais de 300 pessoas foram atendidas no mutirão de triagem e cirurgias oftalmológicas, neste sábado (17) e domingo (18), no Hospital da Ilha. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a estratégia para atender à população realizou procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio.

No sábado (17), foram 208 pessoas submetidas aos procedimentos cirúrgicos, sendo 184 para catarata e 24 para pterígio. No domingo (18), mais 95 pacientes passaram pela triagem e foram submetidas aos procedimentos cirúrgicos.

A dona de casa Maria das Graças Barbosa, de 51 anos, com catarata há quase dois anos e já praticamente sem enxergar, sofria com o problema por ter dificuldades em realizar tarefas simples do dia a dia. Agora já imagina como será a nova vida após a cirurgia.

“Eu não consigo mais andar sozinha, sempre tenho que levar um filho para me acompanhar porque não enxergo quase nada. Fiquei feliz demais quando soube do mutirão e agora tenho certeza que vou voltar a ter qualidade de vida. Só tenho a agradecer primeiro a Deus e depois a todas as pessoas daqui que nos tratam muito bem”, afirmou.

Com catarata há três anos, a aposentada Maria da Conceição Brito, de 67 anos, sonhava com essa cirurgia e após a realização do procedimento, era só alegria. “Graças a Deus correu tudo bem. Fui muito bem tratada por todos e agora vou seguir direitinho as recomendações médicas e levar uma nova vida, agora enxergando tudo”, disse satisfeita.

Quem também passou pelo mutirão foi a aposentada Teresinha de Jesus da Silva, de 69 anos, que sofria com a catarata há alguns anos. “A realização desse mutirão foi uma providência divina. Já me operei e em nome de Jesus já deu tudo certo, Deus vai iluminar minha visão e vou ter uma recuperação tranquila”, ressaltou.

Somente em 2022 foram realizadas quase 21 mil cirurgias oftalmológicas. A realização do mutirão de triagem e cirurgias oftalmológicas no Hospital da Ilha conta com a parceria da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

“Este é o nosso compromisso: Proporcionar saúde e dignidade às pessoas. Os mutirões que realizamos resgatam a autoestima dos maranhenses que, lamentavelmente, haviam perdido a capacidade de sair de casa por conta de problemas de visão. Cumprimos fielmente a orientação do governador Carlos Brandão, que busca oferecer a todos os maranhenses um serviço de saúde com excelência e qualidade”, frisou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.

Daucyana Castro