No intuito de qualificar o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), começou aplicar uma pesquisa de satisfação aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação está sendo implantada, gradativamente, nas unidades de saúde administradas pela empresa. Nesta sexta-feira (14), as diretorias das Unidades de Pronto Atendimento e Policlínicas instaladas no Maranhão se reuniram para avaliar a metodologia utilizada, durante o encontro de “Gestão da Experiência do Usuário”.
“Nosso trabalho já teve início e permanecemos expandindo pela nossa rede de saúde. É mais uma ação estratégica, bem desenhada, bem desenvolvida, visando sempre um melhor atendimento ao nosso usuário. Eu tenho certeza que dessa forma estamos contribuindo com uma assistência cada vez melhor nas nossas unidades de saúde”, frisou o Presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.
A diretora Geral da Policlínica Diamante, Gisele Marques, destacou a potencialidade da ação para os usuários. “Importante momento desenvolvido pela EMSERH, é uma estratégia que certamente traz o usuário para mais próximo da unidade. A partir desta pesquisa poderemos traçar um raio-x de como o nosso trabalho está sendo desempenhado. É muito importante saber o que o nosso usuário está achando da nossa unidade, para tomarmos iniciativas que aperfeiçoem o nosso trabalho”.
A pesquisa está sendo implantada em algumas unidades de saúde administradas pela EMSERH, a exemplo da UPA Vinhais, local que a diretora técnica da unidade ressaltou com uma experiência exitosa.
“Parabenizar a EMSERH pela implantação desse sistema. Há um mês a pesquisa é realizada e o resultado é fantástico. Antes era aquele papel na urna e demorávamos obter os resultados, agora é praticamente automático, acompanhamento diário, e a partir daí podemos chamar a atenção dos colaboradores, dialogar, sempre pensando na melhor prestação de serviço aquelas pessoas que procuram o nosso atendimento”, pontuou Cleide Fátima de Oliveira.
“É mais um evento da gerência de desenvolvimento, governança e inovação e estamos garantindo a execução de mais um serviço elaborado dentro do nosso planejamento estratégico que vai surtir um efeito positivo a população maranhense”, ressaltou o Diretor Planejamento, Governança e Inovação da EMSERH, Paulo Ronchi.
O evento aconteceu no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacem-MA). O encontro sobre Gestão da Experiência do Usuário apresentou as ações estratégicas que visam uma melhor satisfação dos usuários dos serviços em saúde, como eixo norteador houve a apresentação do modelo da Pesquisa de Satisfação e outras iniciativas que compõem os esforços conjuntos para o alcance dos níveis de satisfação.
“A gestão quando se propõe ouvir os nossos pacientes, aquelas pessoas que procuram o nosso atendimento, para superar as expectativas dos nossos usuários. Além de atender a expectativa dos nossos usuários, podemos dar esse feedback para as nossas próprias equipes, afim de evoluirmos cada vez mais nos nossos atendimentos, garantindo o engajamento de toda a equipe nas nossas atividades diárias. Os nossos serviços estão baseados naquilo que planejamos e isso passa por ouvir a população, os anseios das pessoas como forma de qualificar o nosso trabalho”, reforçou a Superintendente de Acompanhamento à Rede de Serviços da SES-MA, Priscila Barros.
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira