Fonte: SES
Como parte da campanha Julho Amarelo, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou o Dia D de Combate às Hepatites Virais, nesta terça-feira (25), na Policlínica do Diamante, Centro, em São Luís (MA). A ação reforçou o tema “Vacina, testagem e diagnóstico precoce são aliados nessa luta!”.
Durante a ação foram realizadas testagens rápidas para as hepatites B e C, palestra, orientações de prevenção e vacinação contra hepatite B, Covid-19 e Influenza. De acordo com a chefe do Departamento de Atenção às IST, AIDS e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão, a campanha do Julho Amarelo tem a finalidade de reforçar as ações de prevenção contra as hepatites virais. “A SES tem o compromisso de garantir ações em todo o estado – seja de prevenção, diagnóstico ou combate às hepatites”, disse.
Na Policlínica Diamante, Maria Ivanilde Araújo, de 57 anos, fez a mamografia de rotina e, também, aderiu à campanha, realizando os testes e atualização as vacinas. “São muito importantes ações como esta. Eu, por exemplo, nunca tinha feito um teste desses. Foi bom porque também recebi orientações sobre como me prevenir”, afirmou.
A aposentada Maria Creuza dos Santos, de 62 anos, também elogiou a iniciativa. “É muito importante, muito bom o que estão fazendo aqui para a pessoa se prevenir e cuidar da saúde”, ponderou.
A SES promove ações de rotina como capacitações com profissionais de saúde e sociedade civil, dispensação de medicamentos contra as hepatites B e C para nove Unidades Regionais de Saúde. Além disso, na rede estadual são disponibilizados testes rápidos nas Policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de todo estado.
O mês de julho é alusivo às ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, em função do 28 de julho – Dia Mundial das Hepatites Virais. A hepatite é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país). Para hepatite B, a principal forma de prevenção a vacinação, que está disponível no SUS. A primeira dose pode ser tomada logo ao nascer.
Fotos: Márcio Sampaio
Daucyana Castro