Fotos: Bruno Wallace
Por Vanessa Ribeiro
Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga participaram de uma capacitação teórica e prática em reanimação cardiopulmonar, manobras de desengasgo e queimaduras. A ação, realizada nessa quarta-feira (26), é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Participaram deste ciclo de capacitação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 25 profissionais das equipes multiprofissionais, sobretudo os que atuam na área de terapia intensiva e de estabilização, que mantêm contato direto com pacientes mais graves e que podem evoluir para uma parada cardiorrespiratória. A intenção é realizar mensalmente capacitações em várias áreas.
“A ideia é iniciar com os profissionais da UPA Itaqui-Bacanga e expandir para as outras unidades de saúde. Os principais casos de paradas acontecem principalmente no eixo hospitalar, por isso é fundamental que nossos profissionais estejam sempre atualizados e capacitados. É importante ressaltar que a cada minuto de parada cardiorrespiratória perde-se 10% de chance de o paciente retornar, daí a importância de saber agir rápido e corretamente”, frisou Thiago Dourado, diretor clínico da UPA Itaqui-Bacanga.
Inicialmente, os profissionais das UPAs serão capacitados para fortalecer o atendimento dos pacientes, usuários do serviço e orientação para população. “Esse é o pontapé inicial de uma parceria muito importante com uma universidade tradicional na área da medicina. É fundamental que toda a equipe da unidade esteja plenamente alinhada e capacitada para realizar o melhor atendimento possível, desde a chegada do paciente. Depois, capacitaremos, sobretudo, pais e mães de bebês e crianças da região, para que saibam atuar em caso de engasgo, situação que pode levar a uma parada cardiorrespiratória”, afirmou Júlio Reis, diretor geral da UPA Itaqui-Bacanga.
A coordenadora discente da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão (Late), da UFMA, Carolina Leal, ministrou a capacitação. “Falamos para os profissionais da UPA como lidarem em uma situação de parada cardiorrespiratória, manobras de desengasgo e queimaduras. Tudo em prol da vida das pessoas que se encontram em nesses casos de agravamento e com risco de vida”, ressaltou.
A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da UPA Itaqui-Bacanga, Dayse Tavares, ressalta a importância desse tipo de ação. “É muito importante a gente participar dessas atualizações de protocolos, pois sempre têm novidades. Precisamos estar sempre preparados para realizar qualquer tipo de atendimento de emergência”, pontuou.
Daucyana Castro