27 de julho de 2023

Governo alerta para prevenção das hepatites virais e promove atividades em unidades da rede estadual

Fotos: Bruno Wallace

Por Juliana Mello e Eduardo Ericeira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mantém o alerta à população sobre a importância do diagnóstico e tratamento de hepatites virais. No IOC Lacen em São Luís, os colaboradores tiveram acesso à realização dos testes rápidos para detecção do vírus da Hepatite B e C. Com o resultado imediato, eles receberam informações sobre a doença e em seguida houve distribuição de preservativos. Também foi ofertada vacinação contra Hepatite B, Influenza e Covid-19, como medida de atualização da cobertura vacinal dos funcionários que trabalham na área da saúde. 

O diretor geral do IOC-Lacen/MA, Lídio Gonçalves, destacou a importância da campanha do Julho Amarelo de uma forma geral. “O mês de julho é destinado a se conhecer melhor as hepatites virais, e esse entendimento é tão importante porque se não tratada, é uma doença que pode levar a uma cirrose, a um câncer de fígado e até a morte. Por isso que essas estratégias de vigilância, controle e prevenção, são extremamente relevantes, principalmente para levar a informação para a população sobre a importância do diagnóstico precoce, e se for diagnosticado com hepatite viral, quais são as medidas de tratamento que devem ser feitas. Essa informação precisa chegar até a nossa população, por isso que essa ação do Julho Amarelo é tão importante”, frisou o diretor.  

Julho Amarelo no ICO Lacen ofereceu testes rápidos e vacinas

O técnico responsável pelo departamento de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais da SES, Adriano Araújo, ressaltou a importância de estar alertar sobre as hepatites e as doenças do fígado, que são doenças silenciosas. “Por isso que a testagem rápida é de extrema importância como uma forma de prevenção, porque tem muita gente que não sabe que as hepatites são ISTs, e que vão para além de doenças do fígado causadas por bebida alcoólica. A testagem, nessa questão da prevenção, detectada de forma rápida essa infecção, a gente consegue fazer o tratamento de forma mais eficaz. Alertamos principalmente para a vacinação da hepatite B, que é preciso das três doses para fechar o ciclo da imunização”, reforçou.

A bioquímica do setor de Endemias Luciana Pinheiro aprovou a iniciativa. “São doenças silenciosas e que tem também a questão da transmissão sexual. Às vezes, a gente não se atenta para esses cuidados. Essa constante ação do IOC-Lacen/MA nesse sentido de informar, vacinar e prevenir, resulta em salvar vidas”, pontuou.

O IOC-Lacen/MA realiza o exame complementar de diagnóstico de hepatites para pacientes encaminhados ao Instituto, pelos métodos ELISA, IgM e IgG, para detecção dos anticorpos específicos relacionados à doença. 

No interior do Estado, várias unidades também realizaram programação com o tema. No Hospital Regional de Peritoró, a ação referente ao Julho Amarelo ocorreu na segunda última (24). Na oportunidade, a enfermeira do Hemonúcleo de Pedreiras, Kelly Ximenes, realizou palestra abordando o mês de prevenção contra as hepatites virais.  

Ação também foi realizada no Hospital Regional de Peritoró

Programação

Nesta quinta (27), a programação referente ao Julho Amarelo foi realizada, também, em outras unidades de saúde administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Em São Luís, no Hospital Presidente Vargas a programação teve início nesta quinta (27) e prossegue até a próxima terça-feira (1º), das 8h30 até 12h e das 14h às 16h. A ação será realizada no Espaço Acolher, nos períodos matutino e vespertino, com orientações de saúde, realização de testes rápidos para hepatites B e C e sífilis. É necessária a apresentação do documento de identidade e cartão do SUS. 

O Hospital Regional de Timbiras também promoveu palestra de conscientização e prevenção das hepatites virais e realização de testes rápidos. A ação foi destinada para usuários e funcionários do hospital.  
Prevenção

O público em geral pode recorrer à vacina para prevenir as hepatites e fazer o teste rápido gratuito nas unidades estaduais de saúde. O teste é simples e o resultado é imediato.

Daucyana Castro