1 de setembro de 2023

EMSERH realiza em Barreirinhas encontro para apresentar novo modelo de gestão com foco em resultados

Por Vanessa Ribeiro

Dando continuidade as apresentações para implementação do novo modelo de gestão integrada com foco em resultados da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), foi realizada, nesta sexta-feira (01), no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Barreirinhas, uma reunião com os diretores gerais, clínicos e administrativos, além de coordenadores dos hospitais regionais de Barreirinhas, Chapadinha, Itapecuru, Morros e Paulino Neves.

A iniciativa tem como objetivo a apresentação do modelo de gestão que norteará o planejamento estratégico das unidades de saúde administradas pela EMSERH, baseado na produtividade e satisfação do usuário.

Na ocasião foram apresentados alguns resultados de produtividade, satisfação do usuário e indicadores, além do sistema de gestão da EMSERH, para conseguir monitorar e acompanhar o desempenho das unidades. “Assim a gente vai construindo o modelo de gestão que se aproxima das unidades. Ainda esse mês apresentaremos o novo modelo de gestão com foco em resultados na cidade de Santa Luzia do Paruá e no mês de outubro em Presidente Dutra, finalizando todo o estado e todas as macrorregiões”, afirmou Aarão Neto, gerente de gestão hospitalar.

A diretora administrativa do Hospital Regional de Barreirinhas, Maria do Socorro Itapary, comenta sobre a importância do encontro. “O encontro com os diretores e coordenadores da EMSERH foi muito relevante porque tratamos sobre uma gestão de qualidade, alinhamento de processos de trabalho e com certeza uma saúde mais resolutiva para nossa região de saúde”, afirmou.

Com temas como modelo de supervisão das unidades, apresentação de tutoriais e testes dos Sistemas de Informações, a ideia é a curto e médio prazo, garantir mudanças que vão refletir diretamente no dia a dia da saúde pública no estado.

Quem participou aprovou a iniciativa. “Esse encontro foi de fundamental importância, porque precisamos nos atualizar em relação ao sistema para que nossos serviços continuem sendo de qualidade”, destacou a Rosana Alves dos Santos, Diretora Administrativa do Hospital Regional de Morros.

A EMSERH iniciou o trabalho de “Gestão Integrada com Foco em Resultados”, no mês de abril deste ano, com a apresentação para os diretores de unidades de saúde da grande ilha. Em junho a reunião de implementação foi realizada em Imperatriz, para os diretores de unidades da Região Tocantina.