Por Samir Aranha
A união de arte, tecnologia e saúde pode fazer a diferença na manutenção da qualidade de vida e recuperação de pacientes com longas internações em UTI. E essa é a proposta desenvolvida pela equipe multidisciplinar do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão. A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A utilização de recursos audiovisuais como música, tv, tablets e jogos digitais possibilita não apenas uma estratégia de entretenimento para aplacar a monotonia do espaço, mas manter a orientação espacial do paciente, bem como fortalecer os vínculos com o mundo exterior, trazendo elementos que fazem parte do cotidiano do paciente. A prática da unidade busca melhorar a qualidade de vida dos internados e facilitar nas questões de relacionamento entre os pacientes e os profissionais da saúde.
“A equipe multiprofissional do nosso hospital tem trabalhado em conjunto para produzir resultados válidos e seguros para a recuperação do usuário. A ideia principal de promover essa ‘saída do paciente’ é fornecer a ele perspectiva do ambiente externo e ajudá-lo, focando no nosso grande objetivo, que é a recuperação e o cuidado com as pessoas”, disse a diretora-geral do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, Rayara Martins.
Os benefícios são comprovados pelos estudos científicos e vistos no processo da terapia, os quais são observados um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo em expressar suas emoções com mais facilidade.
Para o psicólogo Antônio Mantovan, é notável uma mudança positiva no comportamento e adesão aos tratamentos pelos pacientes. “As atividades sempre trazem uma melhoria do quadro, independentemente do estado de saúde do paciente. É notável que tais propostas lúdicas melhoram o humor do paciente, sua disposição a realizar atividades de reabilitação, ou mesmo até se alimentar”, explicou.
Inaugurado em 2016, o Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão é unidade de referência em média e alta complexidade no leste maranhense. Conta com 116 leitos de internação, sendo 26 leitos de clínica médica, 26 de oncologia, 26 de ortopedia, 26 de clínica cirúrgica e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
Em 2022 foram realizadas na unidade 16.818 consultas ambulatoriais, 16.849 exames de imagem, 4.371 internações e 3.978 cirurgias nas mais diversas áreas. A unidade, conta com atendimentos médicos em diversas especialidades, como Clínica Médica, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Urologia, Mastologia, Ginecologia, Cirurgia Plástica Reparadora e Endocrinologia; e com serviços nas áreas de Assistência Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.
Além disso, dispõe de exames para apoio diagnóstico como colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, endoscopia, exames laboratoriais, mamografia, ressonância magnética, radiologia, tomografia computadorizada, ultrassonografia, dentre outros.